Iniciativa integrada pela Biominas Brasil realizou um jogo sobre desinformação e fake news na ciência.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) movimentou o Centro de Referência da Juventude, em Belo Horizonte, com atividades que aproximaram jovens estudantes do universo científico. Uma das atrações foi o jogo É Fato ou Fake, uma atividade interativa desenvolvida pela Rede LIDE, iniciativa dedicada a aproximar a mídia e a comunidade científica para melhorar a qualidade da informação e combater a desinformação.
Durante o jogo, os estudantes aprenderam a identificar notícias falsas e entenderam como essas informações incorretas se propagam, além de receberem orientações sobre como distinguir entre notícias verdadeiras e falsas. “Achei muito divertido. Aprendemos o que são notícias falsas, como se propagam e como podemos identificá-las”, comentou Guilherme Samuel Patrocínio, de 14 anos, estudante da Escola Estadual Professor Affonso Neves, em Belo Horizonte.
Durante a oficina, também foi apresentada a versão online do jogo de perguntas e respostas sobre fake news, produzido em parceria com a startup Target Multimídia. Para jogá-lo, clique aqui!
O que é a Rede LIDE?
A Rede LIDE, financiada pela Fapemig, é composta por instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), a Fiocruz Minas/Instituto René Rachou, a Biominas Brasil e o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ). Com foco em fortalecer a divulgação científica, a rede atua para tornar a ciência, tecnologia e inovação mais acessíveis e confiáveis ao público.
Suas ações incluem a criação de um portal do conhecimento, capacitações para jornalistas e pesquisadores, premiação para matérias jornalísticas voltadas à ciência e o mapeamento das iniciativas de divulgação científica em Minas Gerais, que está com inscrições abertas (clique aqui).
Para mais informações sobre a rede clique aqui.