Criar uma rotina de estudos é um desafio para muitos alunos, principalmente quando falamos de EAD. Cursos eletivos, que não estão em uma grade curricular, são muitas vezes deixados de lado e por descuido perdem-se os prazos de execução. Como nesses casos o desempenho no curso está nas mãos do aluno, vamos oferecer algumas dicas para, não só terminar os cursos já iniciados , mas também obter resultados de aprendizado concretos.
- Analise sua rotina e suas metas
Não nos comprometemos a algo se não sabemos quais benefícios teremos em retorno. Por isso, o primeiro ponto é definir bem suas metas de aprendizado quando começar um curso. E para definir metas coerentes você precisa entender sua rotina e as formas como melhor aprende.
Antes de começar a fazer seu novo curso EAD, tire um momento para definir o que você pretende alcançar, em quanto tempo quer terminar o curso e quais os principais aprendizados que deseja obter. Defina seus objetivos principais e depois analise como irá alcançá-los. Por exemplo:
Para terminar meu novo curso de 10 horas em 2 semanas, preciso assistir um hora por dia útil.
Mas não basta apenas assistir às aulas, é necessário analisar materiais extra, fazer exercícios e garantir que está aprendendo. Por isso, outro objetivo pode ser:
Reservar uma hora diária depois de assistir as vídeoaulas para fazer exercícios e rever anotações.
Depois de definir suas metas para o curso é preciso analisar na sua rotina o que deverá ser alterado para que consiga compri-las. Por isso, reveja e anote o que você faz em cada dia da semana, compromissos semanais, momentos de descanso e encontre o melhor dia e horário para incluir seu plano de estudo. Lembre-se que é fundamental encontrar um equilíbrio, precisamos dividir nosso tempo em momentos de foco e de intenso trabalho com momentos leves e de descontração. Por isso, não tente fazer tudo ao mesmo tempo e encontre momentos em que é mais produtivo.
- Defina um cronograma de estudo
Agora que já entende sua rotina e sabe o que deseja alcançar é preciso encaixar tudo isso em um cronograma de estudo. Não existe uma única fórmula para um cronograma perfeito, tudo depende do seu tempo de estudo, complexidade do assunto e suas metas. Mas existem algumas boas práticas.
Evite distrações no momento definido para o estudo: Distrações acontecem a todo momento e vêm de todos os lugares (celular, pessoas que moram com você, etc), por isso deixe claro para você e para as pessoas que convive que em alguns momentos estará 100% dedicado a uma tarefa. Um maneira clássica de fazer isso é usar a técnica do Pomodoro. Converse também com seus familiares e explique que durante um momento específico eles devem interromper apenas em casos urgentes. Ao estudar em casa isso é fundamental.
Crie uma rotina consistente: Quando as aulas de EAD são incorporadas no dia a dia, o estudo se torna mais natural e os grandes esforços necessários se convertem em rotina. Por isso, pense em maneiras de facilitar a inserção deste novo hábito na sua vida, quais ações você já faz todos os dias que pode ser complementada com seus estudos de EAD. Por exemplo:
Já leio notícias no meu computador todos os dias no fim da tarde, assim, depois de ler minhas notícias vou assistir minhas vídeo aulas.
Como no exemplo o computador já está ligado, é um incentivo para começar a assistir às aulas.
Repetição e consistência são a chave para melhorar sua rotina.
- Revise resultados
Como mencionamos, não há um receita que funcione para todos. É preciso testar algumas rotinas e cronogramas de estudo até encontrar a ideal, levando em conta formas de aprendizado, realidade atual e desafios de determinado curso EAD. Por isso, sempre revise sua rotina e veja os resultados que estão sendo alcançados.
Caso suas metas iniciais de um curso não foram alcançadas busque entender qual foi o problema e como evitá-lo no futuro. Faça também um acompanhamento contínuo das metas durante o curso, assim será possível realizar algumas mudanças pontuais que te levaram ao sucesso.