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Comunicar o -WHY-, é o melhor marketing dos bioempreendedores!

Muitas vezes, quando os projetos nos são apresentados, percebemos como muda a energia do encontro, quando o fundador consegue vincular os objetivos da sua empresa aos seus valores.

Todos prestam mais atenção e se conectam com o sentido que está por trás desse empreendimento. No entanto, essa magia geralmente é perdida quando a mensagem fica emaranhada por uma narrativa mal desenvolvida.

Na sequência do sucesso da nota anterior, gostaria de reforçar alguns pontos e compartilhar uma história.

 A comunicação estratégica é muito falada e entendida como a disciplina utilizada pelas grandes corporações ou o suporte teórico para o crescimento de marcas conhecidas.

 Os princípios da comunicação estratégica aplicam-se a todos e em todas as nossas instâncias de comunicação. Escrever é marketing, falar é marketing, sair na frente de uma tela é marketing.

 A diferença é que você faz melhor quando consegue descobrir quais são os principais temas que precisam ser divulgados e a quem é o público e por que queremos contá-los.

Com isso identificado, devemos nos concentrar em tornar nossas mensagens claras, breves, autênticas, coerentes e com propósito. Você não só precisa dizer o quê, mas também o porquê.

Você pode pensar que a diferença entre teoria e prática é pequena, mas quando se põe em prática os princípios da comunicação eficaz e estratégica, percebe-se que a diferença é grande.

Uma vez nos aconteceu que estávamos anunciando uma notícia realmente poderosa para uma das empresas em que havíamos investido. Foi uma reunião em que estiveram presentes 100% dos acionistas, muitos deles presencialmente e outros via teleconferência de várias partes do mundo.

Corríamos o risco de que a reunião se tornasse um eterno vaivém de perguntas e respostas. No entanto, nos conectamos emocionalmente com todos quando abrimos a sessão com o fundador junto de seu pai, explicando a razão de todo o sacrifício e esforço que eles colocaram para chegar até este momento.

Naquela época, alguns consultores norte-americanos aderiram à convocatória e compartilharam uma análise completa do valor que viram ao tomar essa decisão na empresa.

A reunião correu bem. Foi longa, todos os pontos necessários foram discutidos, mas o mais bonito veio no final da sessão. Uma parte importante dos acionistas presentes na sala foi jantar e passou uma noite divertida conversando sobre a empresa e as coisas que nos ligavam a ela.

Nunca mais me ocorreu que depois de uma assembleia de acionistas, que são momentos bastante formais, chatos e áridos, vários dos acionistas acabam tendo uma noite divertida de camaradagem e amizade.

Essa é a comunicação estratégica, essa é a ferramenta secreta que o Bioempreendedor tem para levar seus projetos adiante, use-a com consciência!

 

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