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Webinar – Da ideia à criação de uma startup de sucesso em Ciências da Vida

No dia 09/09, a Biominas realizou o evento online “Da ideia à criação de uma startup de sucesso em Ciências da Vida“, que contou com a participação dos profissionais Fernando Cera (Business Owner – Spark Design Thinking Studio), Fernando Ricaldoni (Design Researcher – Fraunhofer Portugal AICOS), Ricardo di Lazzaro Filho (Founder & co-CEO – Genera | Angel Investor & Startup Advisor) e Alice Laranjeira (Coordenadora de Projetos em Inovação – Biominas). Considerando todo o potencial do empreendedorismo em Ciências da Vida e as peculiaridades das empresas desse setor, os convidados compartilharam dicas, insights, experiências e outras informações importantes para atuais e futuros empreendedores. 

Não há dúvidas que as etapas iniciais entre a concepção de uma ideia e a transformação desta em um negócio são desafiadoras, mas que são também essenciais para o sucesso de um empreendimento como uma startup. Conforme explicado no início da nossa conversa com os convidados, a partir do momento em que se pensa em tirar uma ideia do papel, logo no começo da jornada empreendedora, é importante definir com clareza para qual problema está sendo proposta uma solução. Algumas perguntas direcionadoras podem auxiliar neste processo, como por exemplo: “O que gera esse problema?”; “Quais perdas esse problema causa?”; “Como o cliente resolve esse problema hoje?”. 

Depois de entender o problema, deve-se definir com especificidade: qual é a solução que está sendo desenvolvida; como funciona; do que depende para funcionar; como a solução se difere do que existe hoje. A partir disso, torna-se possível visualizar com mais clareza a proposta de valor, ou seja, o “porquê” o cliente utilizaria determinado produto ou serviço. 

No momento em que o empreendedor se debruça sobre o seu plano de negócios, é preciso saber também como será a sua relação com os clientes, como irá obter lucro, como é o mercado, quais são os stakeholders envolvidos em todos os processos da empresa e quem irá pagar pela solução (uma outra empresa, o governo ou o usuário final?). Uma ferramenta útil para que se tenha mais clareza sobre todos esses aspectos do negócio é o BioCanvas, desenvolvido por nós da Biominas Brasil, voltada especialmente para negócios em Ciências da Vida (Saiba mais sobre o BioCanvas).

Como destacado durante o webinar, muitas vezes, especialmente em Universidades e outras ICTs, as soluções surgem antes da identificação de um problema específico e de uma análise do mercado. Neste caso, os convidados Fernando Cera e Fernando Ricaldoni pontuam que é interessante que, durante as etapas de desenvolvimento, o pesquisador busque entender como uma tecnologia pode ser útil para alguém, e leve em consideração essas informações neste processo. Isso possibilita que, ao chegar no estágio final de desenvolvimento, o pesquisador encontre um mercado receptivo àquela tecnologia, evitando investimentos sem necessidade em produtos ou serviços que podem não atender aquilo que as pessoas estão buscando.

Além disso, um dos pontos mais abordados durante a conversa foi a validação, que é crucial em todas as etapas de planejamento de um negócio. O problema, a solução, o mercado e outras partes do plano de negócios precisam ser validadas para reduzir riscos e esforços desnecessários, aumentando as chances de sucesso da empresa. O próprio Ricardo di Lazzaro relembra que ele e seu sócio, no início da jornada como empreendedores, validaram com usuários do metrô a ideia de comercializar testes de paternidade, identificando o interesse de potenciais clientes da Genera.

Para que a startup avance, é necessário investimento; e para isso, os convidados destacam que é importante mostrar as informações obtidas na validação para potenciais investidores, destacando todo o potencial do produto e serviço, a demanda, a maturidade e funcionalidade, as próximas etapas, os competidores, se é algo inovador e que pode ser patenteado. Ou seja, apresentar dados sólidos que irão trazer segurança para o investidor. Outro aspecto importante é a composição da equipe, que deve ser complementar e contar com um número de pessoas não muito reduzido ou elevado, geralmente de 3-4 pessoas, pois isso também pode ser levado em consideração pelos investidores na hora de avaliar uma empresa em uma rodada de investimentos.

Em um ambiente de elevados riscos e custos, como o de Ciências da Vida, os convidados mostraram a importância de se buscar parcerias com empresas, startups ou outros membros do ecossistema para desenvolver o seu produto ou serviço. Por exemplo, não é preciso construir um laboratório de alta tecnologia para validar uma ideia e iniciar as operações; ao invés disso, há a possibilidade de buscar um parceiro que já possua um laboratório. Outra dica é criar pequenas entregas da tecnologia, e não aguardar até que esta atinja o nível máximo de desenvolvimento ou se torne ideal: essa estratégia evita surpresas e aumenta as chances do produto chegar ao mercado.

Os convidados ressaltaram ainda que a comunicação com o cliente faz toda a diferença. Uma empresa pode oferecer um produto excelente, que resolve um grande problema, mas se o público não entender bem sua proposta de valor e não se sentir seguro com ele, o produto ficará estacionado nas prateleiras. Portanto, definir uma estratégia de comunicação é muito importante desde o início. Deve-se gerar interesse e desejo na busca dessa solução, abrindo caminho para que seu possível cliente considere a compra do seu produto ou serviço.

 

Por fim, nossos convidados deixaram algumas reflexões:

“Uma ideia sem experimentação e modelo de negócio, não tem valor algum.” Fernando Cera.

“Ter pessoas que estão próximas a você, que são complementares a você, e que estão dispostas a lidar com todas as mudanças (ao longo do processo de empreender) é muito importante”.  – Fernando Ricaldoni.

“A saúde e a biotecnologia farão parte de uma nova revolução tecnológica, que está só iniciando. Poder ajudar pesquisadores a levarem suas descobertas para a aplicação prática, principalmente pela criação ou colaboração com startups e empresas inovadores é fundamental para acelerarmos esse ecossistema no país.” – Ricardo di Lazzaro.

 

Esse evento foi uma iniciativa do Biominas HUB. Para saber mais sobre nosso hub de inovação, acesse: https://biominas.org.br/hub/.

Perdeu o evento ou gostaria de rever o conteúdo? Acesse agora gratuitamente a gravação disponível em nosso canal do Youtube : Da ideia à criação de uma startup de sucesso em Ciências da Vida

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