A Eurofarma, farmacêutica multinacional brasileira que mais investe em inovação, é uma das patrocinadoras do Bootcamp Mulheres na Ciência, promovido pela Biominas Brasil em parceria com o apoio institucional do Instituto Glória. O projeto tem o objetivo de destacar a importância da mulher no mercado de trabalho, com desafios para mulheres cientistas que buscam desenvolver suas habilidades e adquirir novos aprendizados de forma ágil e acessível.
Com o desafio “Soluções em Saúde Feminina e Sustentabilidade”, a Eurofarma almeja encontrar novas formas de prestação de serviço às mulheres e ao público médico, por meio de novas tecnologias na área da saúde, bem como reforçar a relevância da Linha de Saúde Feminina da Eurofarma e o posicionamento da farmacêutica como referência em Sustentabilidade no setor.
O intuito da Eurofarma é disponibilizar às mulheres uma plataforma (web / mobile) que reúna, em um único local, não apenas informações relevantes para as diferentes fases da vida sexual, como também o histórico de saúde da paciente.
Esta plataforma, interativa, funcional e amigável, deve permitir que as mulheres armazenem, acessem e compartilhem facilmente (com médico, familiares ou outras pessoas de interesse) seus dados de saúde.
Além de reforçar os vínculos da Eurofarma com o público feminino, o desafio fortalece o compromisso da empresa com a Sustentabilidade, com a possibilidade de substituir o uso de documentos impressos em papel pelas versões digitais, reunidas e organizadas em uma única plataforma, preservando o meio ambiente e otimizando o tempo das pacientes.
O desafio está focado em pesquisadoras farmacêuticas e/ou bioquímicas que possuem conhecimento dentro das áreas trabalhadas pela Linha de Saúde Feminina da Eurofarma. Conhecimentos em estatística, analytics, inteligência artificial, design, linguagens e lógica de programação, marketing, marketing digital, mídias sociais e desenvolvimento de aplicativos mobile/web são considerados importantes diferenciais na seleção das cientistas.
Linha de Saúde Feminina da Eurofarma
Com dois dos maiores faturamentos da Unidade de Negócio – Prescrição Médica da Eurofarma, Tâmisa® (com 19 anos de mercado) e Selene® (com 24 anos de mercado), a Linha de Saúde Feminina é formada por contraceptivos orais, hormônios orais para o tratamento da SOP (síndrome dos ovários policísticos) e da endometriose, polivitamínico em cápsula para gestantes e lactantes e três cremes vaginais (dois indicados para candidíase e um para TH vaginal).
Vale ressaltar que o marketing da Linha de Saúde Feminina da Eurofarma é totalmente comandado por mulheres, desde a diretora até a estagiária. Com mulheres falando para mulheres e sobre mulheres, a comunicação de todos os produtos possui a visão da mulher como centro do negócio. Com um portfólio robusto na área, a farmacêutica reforça a importância da contracepção oral para a transformação da história da mulher na sociedade, promovendo a liberdade de escolha sobre seu corpo e a conquista de espaços antes restritos aos homens.
Sustentabilidade
A Eurofarma é referência no setor e reconhecida no mercado pelo compromisso assumido no cotidiano corporativo para adoção de práticas de negócios baseadas em valores éticos e responsáveis nas áreas socioambientais. Além disso, trata-se da única farmacêutica tetracampeã pelo Guia Exame de Sustentabilidade.
Uma das metodologias inéditas e vanguardistas lançadas pela Eurofarma é o projeto +Verde, possibilitando que consumidores realizem em ambiente doméstico a descontaminação das embalagens primárias de seis de seus principais produtos, incluindo Selene®, Tamisa® e Primera, além dos antibióticos Astro®, azitromicina e Tamiram®.
Com esta metodologia inovadora, as embalagens primárias que tiveram contato direto com o medicamento se tornam inertes, minimizando o impacto ao meio ambiente e podendo ser encaminhadas para a coleta seletiva. A medida permite também o reaproveitamento de materiais nobres, como alumínio, PVC e PVDC, que antes eram inutilizados. O estudo para o desenvolvimento do processo inovador foi realizado em parceria com o Instituto Senai de Inovação.
Por meio de informação e campanhas de conscientização na própria embalagem dos medicamentos, o +Verde permite que as mulheres sejam parte ativa de uma mudança de hábito, colaborando ativamente com a preservação do meio ambiente.
Saiba mais sobre as principais ações realizadas pela Eurofarma em 2020 nos âmbitos econômico, social e ambiental, acessando a Cartilha de Desenvolvimento Sustentável.
Grupo Eurofarma
Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, o Grupo Eurofarma, desde sua fundação em 1972, atua no setor de saúde produzindo e comercializando produtos e serviços inovadores para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, atua nas áreas de Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar e Oncologia. Somente no Brasil, oferece 433 produtos, mais de 1 mil apresentações, atende 30 especialidades médicas e cobre 201 classes terapêuticas, que representam 66% do mercado total.
O Grupo Eurofarma possui operação própria em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2020, gerou vendas líquidas de R$ 5,7 bilhões e emprega mais de 7,6 mil colaboradores.
Saiba mais sobre o Bootcamp Mulheres na Ciência e como participar aqui!