Evento realizado no Sebrae Minas encerra a rodada de aceleração com apresentações, painel sobre investimento e networking entre empreendedores e especialistas do setor
Na última terça-feira (20/08), o Sebrae Minas foi palco do Demoday da Aceleração Growbio, marcando o encerramento da rodada deste programa inovador. Uma parceria entre a Biominas Brasil e o Sebrae Minas, a iniciativa buscou impulsionar startups do setor de bio, oferecendo apoio especializado e acesso a uma rede de contatos estratégica.
O encontro destacou o potencial das 15 startups participantes do programa, que tiveram a oportunidade de apresentar suas soluções para o público presente. Segundo Carlos Viana, Líder de Projetos em Inovação da Biominas, a Growbio é essencial para o desenvolvimento dos empreendimentos. “Além de trazer uma mudança de mindset para os pesquisadores e cientistas que estão desenvolvendo essas tecnologias com visão para o mercado”, afirmou.
A Analista de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas, Luisa Vidigal, destacou a importância desse programa para o Sebrae Minas. “O programa Growbio foi uma ótima oportunidade para fortalecermos esse segmento tão importante, que é o da biotecnologia, no nosso estado e fomentar negócios inovadores”, disse.
Entre as startups participantes estão: TippMed, Prosource, InvitroCells, NeuroScan, MilkScan, MetaGen, Metala, Chimera, Oncotag, Tratabio, NClean, Brainn, DSBio, EasyCell e Repair Nanotech. Conheça todas as startups, baixe o e-book da iniciativa aqui!
Investimento em Bio
Além das apresentações, o Demoday também foi palco do painel “Como startups de Bio podem acessar recursos públicos e privados para o desenvolvimento de produtos?”, que contou com a participação de Marcos Valadares, Diretor de Investimento na Abiquifi, Carlos Lopes, Diretor na Fundepar, Lina Volpini, Gerente de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, e Igor Mascarenhas Eto, Vice-Presidente de Relações Institucionais do BDMG. A moderação ficou por conta de Eduardo Emrich, CEO e Presidente da Biominas Brasil.
O Diretor na Fundepar, Carlos Lopes, destacou: “Nossas empresas investidas têm, em média, 34% de mestres e doutores contratados, enquanto o mercado formal no Brasil tem apenas 1%. Isso já deveria estar em uma análise de risco há muito tempo, para gerar empregos de qualidade e transformar a vida do pesquisador em uma carreira, assim como em outros países. Isso é desenvolvimento, e precisamos trabalhar nisso”.
O Diretor de Investimento na Abiquifi, Marcos Valadares, falou sobre a importância de pensar globalmente. Segundo Valadares, no setor de biotecnologia, especialmente nas áreas de saúde humana e animal, o mercado não é local, é necessariamente global. “É por isso que o Brasil perde para países como Israel e Suíça, que têm uma fração da nossa população, mas já nascem com uma mentalidade global, sabendo que sua primeira venda não será local, mas sim internacional. Ainda falta essa clareza aqui, e estamos tentando provocar os empreendedores a pensar globalmente desde o início. Se você não adotar essa mentalidade, suas chances de sucesso são muito baixas. Pense no time, em materiais em outras línguas, na comunicação, e em como acessar mercados globais,” destaca.
Já a Gerente de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, Lina Volpini, e o Vice-Presidente de Relações Institucionais do BDMG, Igor Mascarenhas Eto, falaram sobre as oportunidades que as startups podem aproveitar. Ao final do evento, houve uma sessão de networking, onde os convidados puderam acessar os estandes das startups e trocar experiências.
Por que uma Aceleração Específica para Bio?
A Growbio é um programa de aceleração de startups realizado pela Biominas Brasil e, na edição de 2024, teve o apoio do Sebrae Minas. Este programa tem como objetivo apoiar ativamente a evolução de startups nas áreas de bio, com uma metodologia exclusiva que abrange todos os tópicos de desenvolvimento de negócios e também variáveis específicas da área científica.
A Agente de Aceleração da Biominas, Melina Borges, explicou que a metodologia da Growbio é cuidadosamente desenhada para atender às necessidades específicas de startups de bio, onde cada módulo foi pensado para oferecer uma visão completa e prática do que é necessário para ter sucesso nesse setor. “A metodologia, desenhada pela equipe da Biominas Brasil e do Sebrae Minas, aborda todos os aspectos necessários para estruturar um negócio na área de ciências da vida. Passamos desde a validação de mercado até aspectos de investimentos, jurídicos e regulatórios, além de questões mais específicas como pesquisa e desenvolvimento e o contato com o primeiro cliente”.
Além dos temas tradicionais, como análise de mercado, mapeamento de persona, e estratégias de marketing, as startups são orientadas em aspectos específicos do setor, como infraestrutura laboratorial, P&D, propriedade intelectual e conformidade regulatória.
Segundo o sócio da startup MetaGen, Vitor Souza Borges, o programa de aceleração foi importante para a MetaGen, pois temos um histórico muito acadêmico. “A Growbio nos ajudou a nos estruturar como empresa, ter uma noção de crescimento e de oportunidades de negócios. O programa também nos ajudou a melhorar nossa governança e a nos preparar para os investimentos que podemos arrecadar no futuro. Nos apoiou principalmente na mudança de mindset para nos ajudar a empreender melhor”, informou.
Para a Chief Executive Officer da startup METALA, Melissa Monteiro, o programa também apoiou ela e sua equipe no crescimento e na estruturação da startup. “Possibilitou que nos tornemos realmente uma empresa, trazendo a oportunidade de captar recursos suficientes e adequados, além de potencializar uma deep tech baseada em ensaios clínicos. Com isso, hoje podemos impactar a biotecnologia com tratamentos inovadores\”, contou.
Além de todos esses fatores que dizem respeito à criação e geração de valor de uma startup, o sócio-proprietário da startup MilkScan, Vinicius Meyer, destacou o networking promovido pelo programa. “Tivemos contato com pessoas que já viveram o que estamos vivendo, pessoas de todas as áreas. Então, eu recomendo um período de aceleração a todos, porque realmente nós, como startups, precisamos dessa visão mais geral para podermos transformar nossos sonhos em negócios de impacto,” pontua
Confira alguns dos momentos marcantes do Demoday:
[foogallery id=\”14352\”]
Para saber mais sobre como a Biominas Brasil está impulsionando a inovação em bio, conecte-se conosco através do nosso site e redes sociais (LinkedIn e Instagram). Quer desenvolver um programa de aceleração com a gente? Mande uma mensagem para o e-mail biominas@biominas.org.br!