A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Biominas Brasil, promoveu no dia 13/05, das 14h às 17h, o evento Demoday, que marcou o encerramento da 2ª rodada de pré-aceleração do Programa de Desenvolvimento Tecnológico. Na ocasião, as startups participantes do Programa se apresentaram a uma banca de especialistas e foi feita a divulgação da startup vencedora (aquela melhor avaliada ao final de todo o programa).
SOBRE O PROGRAMA:
O 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico foi lançado em janeiro deste ano com o intuito de apoiar o desenvolvimento de soluções para gerar um aumento do bem-estar e qualidade de vida da população de Belo Horizonte. Além de fortalecer a conexão entre importantes setores da economia de Belo Horizonte, como Ciências da Vida e Tecnologia da Informação.
Ao todo, foram mais de 30 inscrições recebidas de startups de diferentes estados do país (MG, SP, RJ E PR), com projetos nas categorias de Ampliação de hábitos saudáveis, Estímulo ao esporte e lazer, Monitoramento e controle de ambientes, Qualidade de Trabalho e Promoção da saúde populacional.
As melhores soluções/startups foram escolhidas por uma comissão de avaliadores formada por representantes da Prefeitura e da Biominas, levando em consideração o problema a ser solucionado, o nível de inovação e a aplicação para o município e a viabilidade de implementação. As 12 selecionadas passaram por 8 semanas de capacitação em inovação e empreendedorismo, recebendo suporte de especialistas para criar, desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução que pretendem levar ao mercado. Durante esse tempo, os empreendedores também competiram entre si e tiveram valiosas mentorias com as áreas técnicas da Prefeitura de Belo Horizonte e parceiros para investigação do problema, conhecimento da estrutura, recursos e gargalos atuais do sistema, para alinhamento da sua solução.
EVENTO ONLINE DE ENCERRAMENTO: O DEMODAY
A etapa final dessa pré-aceleração é o Demoday, onde as startups apresentam o trabalho desenvolvido e recebem a avaliação acerca da viabilidade de implementação, pontos de melhorias e possibilidades de interação com a PBH e parceiros.
Para selecionarmos as três melhores startups do Programa, convidamos um banca de peso com os seguintes avaliadores:
- Cristiane Serpa – Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte – Prefeitura de Belo Horizonte
- Cláudio Beato – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico – Prefeitura de Belo Horizonte
- Eduardo Emrich – CEO – Biominas Brasil
- Ana Luiza Canhestro – Head de inovação – BH-TEC
- Priscilla Mol Queiroz – Especialista em Desenvolvimento de Negócios – BiotechTown
A banca avaliou as startups finalistas em diversos pontos, como o grau de inovação da solução e qual o impacto potencial para Belo Horizonte. Veja abaixo as primeiras colocadas do Programa:
1º lugar:
TechBalance – Solução Digital para Reabilitação LTDA (SP): A TechBalance oferece serviço completo de triagem, avaliação, acompanhamento, inteligência e prevenção focado no bem-estar motor e prevenção de quedas e lesões de pessoas de todas as idades, com foco especial em público 60+.
2º lugar:
LonVi (SP): Modelo de saúde digital para monitoramento remoto e engajamento de pacientes, focado em quem mais necessita de atenção.
3º lugar:
Arroxim – Negócios Sustentáveis (MG): Atuação voltada para a ampliação da coleta domiciliar e/ou de pontos de coleta do óleo de cozinha usado.
CONHEÇA TAMBÉM AS DEMAIS STARTUPS PARTICIPANTES (EM ORDEM ALFABÉTICA):
BeCare (MG): Ferramentas de intervenções clínicas personalizadas voltadas para cuidado aos pacientes e monitoramento dos resultados do tratamento em tempo real — sem ter que esperar até a próxima consulta.
Cori (MG): Oferecem para instituições de saúde uma plataforma para monitoramento constante de seus pacientes frágeis, através da gestão de seus dados de saúde.
Doc4Doc (MG): A empresa realiza uma Interconsulta médica conversacional entre médicos generalistas, que estão em setores de urgência e o médico especialista.
Extremus | Smart Surface (SP): Extremus desenvolve superfícies inteligentes que melhoram a interface do implante com o corpo e elevam a qualidade de vida do paciente.
Flow (MG): Dispositivos biomateriais naturais em formato de adesivo para tratamento de micoses.
Nani Saúde (SP): Identificação dos melhores programas e mudanças no estilo de vida de cada paciente. Protocolos são sugeridos aos pacientes e há também programas realizados em grupo com os perfis de pacientes que melhor podem se beneficiar deles.
Oumlight (MG): A icterícia neonatal é muito comum em recém nascidos. Estima se que 80 % dos recém tornam-se clinicamente ictéricos na primeira semana de vida. Por isso, a empresa desenvolve um dispositivo vestível que promove a radiação controlada ao longo do tratamento, além de permitir o contato da mãe e filho.
SleepUp Tecnologia em Saúde (SP): A SleepUp é a pioneira em Terapias Digitais (SaMD) para tratamento da Insônia e suporte a outros distúrbios do sono.
ViraSer Negócios de Impacto (SP): Solução de Logística Reversa de embalagens pós-consumo, que opera no modelo de Franquia Social de Central de Triagem de Resíduos, com boas práticas de gestão, produção, segurança e saúde, comercialização e abastecimento.
Após o término da premiação do Demoday, o público presente teve a oportunidade de conversar com cada uma das startups (em salas virtuais e individuais) para conhecer mais sobre as tecnologias e discutir possibilidades de parcerias.