Foi com essa provocação que realizamos no dia 24 de fevereiro de 2021 o webinar Educação Empreendedora nas Universidades, onde tivemos a oportunidade de debater o tema: como levar inovação e empreendedorismo para alunos de graduação e pós-graduação.
Enriqueceram nossa discussão os professores e professoras Cristina Castro (UnB), Silvia Carvalho (UNESP), Rodolfo Giunchetti (VetSolutions e UFMG) e Guilherme Wolff (UNESP), todos engajados em suas respectivas universidades criando iniciativas de fomento à inovação. A coordenadora de projetos em inovação da Biominas Brasil, Sabrina Oliveira, foi moderadora do evento e definiu muito bem ao dizer que: \”Tudo o que foi falado (por cada um dos palestrantes) com certeza contribuiu para os nossos colegas da área, tanto pesquisadores quanto estudantes. Foram dicas valiosas!\”
As universidades e instituições de ensino e pesquisa são as grandes responsáveis pela criação e disseminação de conhecimento no país, o que é feito, em grande parte, através das pesquisas acadêmicas. É assim que essas instituições desenvolvem novas tecnologias que são a base para o desenvolvimento de inovações. Contudo, não basta criar uma tecnologia, é preciso ter conexões com o mercado para transpor as tecnologias para a sociedade. Somente assim podemos inovar.
Durante o evento foram abordados vários pontos necessários para realmente inovarmos dentro das universidades:
Precisamos ensinar temas de inovação e empreendedorismo dentro da sala de aula
É uma realidade e faz-se urgente que alunos de graduação e pós-graduação se familiarizem com temas de inovação. Conceitos e metodologias como canvas, pitch e design thinking podem ser abordados e trabalhados dentro das aulas.
Encorajar debates internos
Criar rodas de discussão entre os alunos é uma ótima maneira de desenvolver pensamento crítico, criatividade e a inovação. Os alunos precisam primeiro entender o que são biostartups e como podem ser criadas. E é fundamental entender a relevância da biotecnologia para o desenvolvimento de um país.
A real importância das patentes
Patentes não podem ser depositadas sem um propósito. Por isso, é necessário entender as diversas formas existentes de proteger tecnologias, avaliar o momento do mercado, estágio de desenvolvimento tecnológico e aplicabilidade da tecnologia.
Preparar profissionais para o mercado de trabalho
Seja um profissional desejado! O mercado busca por profissionais que, além do perfil técnico, possuem também habilidades interpessoais e conhecimentos gerais em áreas complementares. Já podemos treinar e incentivar alunos nessa direção para gerar um melhor posicionamento no mercado de trabalho.
Veja o que os palestrantes falaram sobre o evento:
\”Participar de eventos que discutam empreendedorismo e inovação é sempre uma grande oportunidade para ampliar o networking e aprender com os relatos e experiências dos participantes, além disso, levamos um pouco mais da cultura empreendedora para públicos diversos, instigando-os a pensar a temática. Esse evento, em específico, envolve uma parceria do INETEC/FCA/UNESP com a Biominas, que é uma referência nacional em empreendedorismo e inovação na área de ciências da vida, portanto, teve um caráter particular e muito especial, uma relação que esperamos ser cada vez mais produtiva para ambas as partes.\” – Silvia Angélica Domingues de Carvalho
\”Pensar em Educação Empreendedora nas Universidades é fortalecer a pesquisa que impacta positivamente a sociedade. Assim conseguimos atuar a partir de agendas focadas em sustentabilidade buscando melhorias contínuas para o mundo.\” – Cristina Castro Lucas de Souza
Esse evento aconteceu em parceria com a UNESP – Universidade Estadual Paulista \”Júlio de Mesquita Filho\” e o INETEC – Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Faculdade de Ciências Agrônomas da UNESP.
Perdeu o evento ou gostaria de rever o conteúdo? Acesse agora gratuitamente a gravação!
Aproveite para se inscrever em nossa newsletter quinzenal. Fique por dentro de outros eventos organizados pela Biominas e receba conteúdos exclusivos!