O Programa BIOTECH II, uma iniciativa de cooperação entre a União Europeia e o Mercosul, tem o objetivo geral de promover o desenvolvimento e a aplicação da Biotecnologia no Mercosul e como objetivo específico o de consolidar a Plataforma BiotecSur, para promover o desenvolvimento da Biotecnologia nessa região. Um dos resultados esperados do Programa é a ‘‘Promoção das Capacidades de Matchmaking Público-Privado Especializado em Biotecnologia, em cada um dos países do Mercosul\”, a ser executado pela BIOMINAS.
O projeto visa a criação de uma rede de profissionais capacitados em Gestão Biotecnológica e aptos para a realização de matchmaking entre Indústrias, Academia e Centros de Pesquisa com foco em Biotecnologia.
Neste sentido, a Unidade de Gestão do BIOTECH II e a BIOMINAS divulgaram em abril deste ano uma chamada para seleção de profissionais de biotecnologia, da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, para participação no Projeto, que envolvia capacitações (online e presencial) e avaliações.
Dentre os 417 inscritos, foram selecionados 120 participantes para a fase de capacitação online, que teve início em junho, com duração de 80 horas em 8 semanas, e aconteceu em ambiente virtual vinculado à Plataforma BiotecSur.
Durante a fase de capacitação online, os participantes tiveram acesso à um ambiente exclusivo troca de experiências e conhecimento, participando ativamente de debates com temas de interesse comum. Esse ambiente interativo continuará à disposição dos participantes até o final do ano de 2017.
Os melhores avaliados na capacitação online foram selecionados para a fase de capacitação presencial, que aconteceu em agosto, com 4 treinamentos presenciais (um em cada país participante). Cada treinamento durou um dia, com workshop sobre estudos de casos e atividades práticas de modelagem de negócios e matchmaking.
Uruguai – 21/08
Argentina – 23/08
Paraguai – 25/08
Brasil – 28/08
Alguns participantes do Programa foram posteriormente selecionados para participar de uma delegação especial para o evento \”One Health – Innovative Biotech Solutions\”, que aconteceu em 19-20/09 em São Paulo, e também para o evento \”7th Italian Forum on Industrial Biotechnology and Bioeconomy\”, que aconteceu em 05-06/10 em Roma.
Ao final do programa, os participantes passam a ser considerados \”Gestores Biotecnológicos\” da Plataforma BiotecSur, um grupo multidisciplinar e multicultural de profissionais de Biotecnologia capacitados em matchmaking, com o objetivo de implementação de ações regionais coordenadas e destinadas a promover a cooperação público-privada no Mercosul e com a União Europeia.
Para mais informações sobre a Plataforma BiotecSur e o Programa BIOTECH II, acesse www.biotecsur.org