Líder de Projetos da Biominas, Carlos Viana, participa de evento em celebração ao Dia da Criatividade e Inovação e compartilha insights sobre gestão de comunidades
No cenário acelerado da inovação e da tecnologia, as comunidades desempenham um papel vital não apenas como plataformas de networking, mas também como catalisadoras do crescimento pessoal e profissional. Em celebração ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado em 21 de abril, o nosso Líder de Projetos, Carlos Martins Viana, participou de uma roda de conversa dedicada à gestão de comunidades e seus impactos.
O WCD 2024, evento gratuito que aconteceu entre os dias 19 a 21 de abril, organizado pela World Creativity Organization e pelo Ministério da Cultura, contou com a participação de 55 cidades brasileiras e teve uma programação com mais de 3.000 atividades entre palestras, shows, networking, oficinas, tudo projetado para despertar a criatividade em cada participante.
No dia 20/04, em Belo Horizonte, o evento contou com a participação da gestora de comunidade no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), Thaís Helena Ferreira Cardoso, e da gestora de comunidades de inovação, marketing e comunicação corporativa, Júlia Fernandes. Juntos, os três profissionais exploraram a atuação de um líder de projetos em inovação junto à gestão de comunidade em sua instituição.
Segundo Carlos Viana, o bate-papo abordou temas como o perfil que esse profissional precisa ter, tanto em nível técnico como das habilidades de relações interpessoais. “Além disso, falamos dos principais desafios que enfrentamos para estruturar junto à estratégia da empresa, um engajamento interno e externo, para que a comunidade se fortaleça”, contou.
Criatividade e Inovação em Bio
Durante o evento, os profissionais presentes compartilharam uma série de insights valiosos no que tange a uma boa atuação do gestor de comunidades. Durante sua fala, Carlos Viana destacou, por exemplo, como a Biominas – uma instituição que possui um foco no desenvolvimento de negócios no setor de bio – precisa estar em contato com as universidades, empresas do setor, startups, pesquisadores, centros de tecnologias e afins, para que consiga fortalecer a comunidade e impulsionar o surgimento de novos negócios, com uma visão de mercado.
“Isso tudo é um trabalho de curto, médio e longo prazo, para que as pesquisas sejam incentivadas a se tornarem um produto ou serviço que gere negócio”, ressaltou.
A criatividade e a inovação são fundamentais no posicionamento estratégico da Biominas Brasil. Segundo Carlos Viana, na Biominas, somos constantemente incentivados, e a incentivar os pesquisadores, a pensar de forma ampla e a utilizar a criatividade para desenvolver novos produtos e serviços que tragam benefícios à nossa sociedade. “Como Líder de Projetos em inovação, busco estimular os empreendedores a se desafiarem, a olharem para seus negócios e pensarem em outras formas de explorarem a solução que estão desenvolvendo, considerando as diversas oportunidades que o mercado pode oferecer. Com isso, também desenvolvo sua criatividade, o que lhes permitirá desenvolver-se cada vez mais”, informou.
Quer fazer parte desse movimento de inovação? Junte-se à comunidade Biominas para colaborar, compartilhar ideias e impulsionar a inovação em conjunto.