O primeiro Café Empresarial da HABITAT, de uma série planejada para 2011, aconteceu no auditório da Incubadora no último dia 1º, sexta feira. Representantes de onze empresas incubadas prestigiaram a palestra que tratou sobre o tema Estratégias de Captação de Recursos para Empresas de Biotecnologia. Participaram também integrantes da equipe da Biominas Brasil, gestora da Incubadora.
A palestra foi proferida por Gustavo Bressan, coordenador de projetos da área de Consultoria da Biominas que, tratando inicialmente de recursos privados, fez uma explanação dos tipos de capital empreendedor, detalhando o capital de risco, o foco desse tipo de investimento e a melhor alternativa de capital para cada um dos estágios de vida de uma empresa.
Dado que o perfil das empresas de biociências brasileiras está entre 5 a 10 anos de idade (mais de um terço), com faturamento até R$ 1 milhão (44%), os fundos de seed money e venture capital se apresentam como as melhores alternativas de recursos privados. E o estudo setorial realizado pela Biominas em 2007 confirmou isso a partir dos dados de 15 empresas investidas, onde cerca de R$ 23,4 MM de capital empreendedor foram investidos no período de 2004-2009 nestas empresas.
Informação importante apresentada foi a de que no Brasil o Governo vem cumprindo uma função de financiador da inovação, sendo responsável por quase 23% desses investimentos contra 8,4% dos fundos de capital empreendedor. E isso se confirma pelo crescente número ano a ano de chamadas públicas que são lançadas continuamente por suas agências de fomento. Por isso, vale conferir com assiduidade os sites dessas agências.
Algumas dicas em como atrair investimento privado e público também foram apresentadas, ficando a elaboração de um bom plano de negócios como a condição mínima para qualquer estratégia de captação de recurso.
Ao final, Eduardo Soares, presidente da Biominas Brasil, sugeriu que toda empresa, independentemente do seu tamanho e se tem pouco ou muito dinheiro, deve estar atenta às oportunidades e se esforçar continuamente para captar mais dinheiro/investimento externo para a sua operação.
Informações sobre a Incubadora HABITAT: habitat@biominas.org.br