Sumário

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é responsável pela elaboração de políticas públicas para a promoção da biotecnologia no Brasil. Tendo em vista a possibilidade de crescimento do setor no país, o MDIC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) iniciaram uma articulação com a Biominas Brasil para buscar, conhecer e promover a negociação de tecnologias e patentes de biotecnologia dos principais Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs) brasileiros. Essa parceria resultou na realização de um Fórum, iniciativa realizada dentro da programação da BIO Latin America Conference 2014, no qual Núcleos previamente selecionados apresentaram suas tecnologias disponíveis para transferência.

Resultados

  • Identificação dos NITs brasileiros mais atuantes na área de biotecnologia, seus desafios, capacidades e potencialidades, métodos de busca de parceiros, dentro outros;
  • Treinamento de representantes desses NITs para apresentação no Fórum;
  • Expansão do networking dos NITs, participação em reuniões de partnering na BIO Latin America, desenvolvimento de novas parcerias, identificação de novos mercados e promoção das inovações tecnológicas dessas instituições.