fbpx

BOOTCAMP MULHERES NA CIÊNCIA

08

jul 2021

Por:Biominas Brasil
Biominas | Empreendedorismo | Inovação | Negócios | Notícias

Ainda temos poucas mulheres empreendendo nas áreas de ciências da vida, de forma que queremos ajudar a potencializar suas pesquisas e criar novos negócios.

Nos últimos anos, o papel da mulher na nossa sociedade evoluiu e ganhou destaque. Agora as mulheres ocupam cargos de liderança em grandes organizações, se destacam em diversas funções e são responsáveis pelo sustento da sua própria família.

Ainda assim, vemos uma luta grande e contínua das mulheres, que muitas vezes precisam “provar” seu valor nas empresas e no seu ambiente de trabalho, principalmente quando ocupam cargos que durante muitos anos foram dominados pelos homens.

O Brasil tem ao menos 77,8 mil pesquisadores nas cinco maiores áreas de conhecimento que declararam ter doutorado na Plataforma Lattes. Entre eles, 40,3% são mulheres, e, entre elas, a área com maior número de especialistas é a Saúde, com 28.612 ou 36,73% do total. Nesta área as mulheres se destacam e são maioria. Elas somam 16.058 e representam 56% dos especialistas que declaram no Lattes ter doutorado.

Porém, a realidade ainda não se confirma com os números. A desigualdade entre homens e mulheres fica acirrada no topo da carreira dos pesquisadores. De acordo com Fernanda de Negri, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea, “superar a invisibilidade das mulheres é um desafio diário para todas e cada uma de nós, especialmente em áreas como a ciência, onde sua carreira depende de ser reconhecida por suas contribuições intelectuais ao seu campo”.

O Bootcamp Mulheres na Ciência foi pensado e concebido com o objetivo de promover uma imersão exclusivamente para cientistas mulheres, de forma que elas tenham a oportunidade de atuar em projetos reais junto com as melhores empresas da indústria farmacêutica do país.

Fernanda Sobral, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), afirma que a desigualdade entre homens e mulheres fica acirrada no topo da carreira dos pesquisadores. “Na fase inicial da carreira, quando os pesquisadores conseguem bolsas de iniciação, mestrado e doutorado, as mulheres estão em pé de igualdade com os homens”, afirma Sobral, citando dados do CNPq. “Mas no ápice da carreira, a desigualdade ainda existe (…)”.

A Biominas Brasil, com apoio institucional do Instituto Glória, norteados pela necessidade de destacar a importância da mulher no mercado de trabalho e da visibilidade técnico-científica no nosso país, desenhou uma jornada de 7 (sete) semanas para mulheres cientistas que buscam desenvolver suas habilidades e adquirir novos aprendizados de forma ágil e acessível.

O Bootcamp é um processo seletivo contínuo, onde as aprovadas terão aulas e mentorias com profissionais experts no mercado, desenvolvendo habilidades que são primordiais para o mercado. Além disso, os desafios são a chance de você colocar em prática tudo aquilo que está aprendendo!

Se você é mulher e está pensando em ingressar no mercado de trabalho, ou quer dar um salto na sua carreira profissional, empreender na área científica e busca uma capacitação que desenvolva suas hard e soft skills ao mesmo tempo, aproveite essa oportunidade e venha participar do Bootcamp Mulheres na Ciência!

Junte-se a nós nessa jornada de inovação e conhecimento!

Clique aqui e conheça o programa completo: https://eventos.congresse.me/bootcamp-cientistas

 

 

 

 

 

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br