fbpx

Conheça a plataforma InovafitoBrasil

16

fev 2023

Por:Ana Laura Rosa
Inovação | Pesquisas

A falta de investimentos em P&D na área de fitoterápicos no Brasil resultou em uma oferta limitada de produtos no mercado e informações fragmentadas sobre o setor. Para mudar esse cenário, a InovafitoBrasil surgiu com o objetivo de aumentar o número de fitoterápicos e produtos naturais no mercado brasileiro. A iniciativa busca promover a aproximação entre a academia e o setor produtivo, fornecendo diretrizes para o desenvolvimento de fitoterápicos através de um roteiro de desenvolvimento. O objetivo é transformar pesquisas da biodiversidade brasileira em inovações para a sociedade, alinhando-as às exigências regulatórias e às demandas de mercado. 

Para isso, a InovafitoBrasil oferece uma plataforma online e gratuita, que conecta diferentes setores para impulsionar o desenvolvimento de produtos fitoterápicos. Portanto, a plataforma é um canal de comunicação entre pesquisadores e indústria. Sendo muito mais que uma vitrine de projetos de pesquisa, a plataforma viabiliza formas do mercado privado entrar em contato diretamente com o pesquisador.  

 

 

A plataforma criada fornece uma solução para a conexão e colaboração entre os atores envolvidos no setor de inovação em biodiversidade. Por meio de um ambiente centralizado, os profissionais e empresas interessados em projetos fito-tecnológicos podem identificar oportunidades de parceria de forma eficiente. A plataforma oferece liberdade para que as partes interessadas negociem diretamente sem a interferência. Além disso, a plataforma respeita a privacidade dos dados das pesquisas e não solicita informações sensíveis. A avaliação inicial é baseada em perguntas simples e os próprios pesquisadores são incentivados a preencher as informações de suas pesquisas. Para obter maiores detalhes sobre os projetos, sugerimos que os interessados entrem em contato com o pesquisador e assinem um NDA (Non-Disclosure Agreement)  para proteger a confidencialidade das informações.

Como se cadastrar na plataforma InovafitoBrasil e utilizar o roteiro de desenvolvimento de projetos em fito

Primeiramente, basta acessar o link da plataforma e criar o seu cadastro. Na InovafitoBrasil toda a comunidade pode fazer parte da plataforma e se conectar com diferentes atores, sejam eles pesquisadores, empresas ou investidores. A plataforma é uma ação contínua e permanente para promover conexão e visibilidade de projetos em fito

 

 

Em seguida, para utilizar o roteiro de desenvolvimento basta acessar a aba de projetos e criar o seu! O processo de cadastro do projeto na plataforma segue uma lógica de checklist. O pesquisador responde perguntas sobre etapas da pesquisa e desenvolvimento do produto. Ao responder as perguntas do roteiro com respostas de “sim” ou “não” você receberá ao final o resultado do seu nível de maturidade tecnológica.  Se todas as tarefas forem concluídas, o pesquisador avança para a próxima etapa. Caso contrário, permanece no mesmo nível até completar as tarefas. 

 

Lembre-se: A plataforma incentiva a verdade e não exige comprovações das informações. O responsável pelo projeto se compromete a fornecer as informações básicas de forma pública para a plataforma e apresentar a documentação adequada para eventuais negociações que exijam um acordo de confidencialidade. A negociação entre pesquisadores e potenciais parceiros é independente da plataforma.  A plataforma conecta a academia e a indústria, que lidam com a negociação de acordo com suas próprias políticas de proteção intelectual.

Se deseja conhecer mais sobre a InovafitoBrasil, acesse o nosso site e a plataforma e cadastre o seu projeto! 

Se quiser, entre em contato conosco pelo email analaura@biominas.org.br . Estamos à disposição! 

 

Pensar Grande, Pensar Fito, Pensar Brasil!

https://www.inovafitobrasil.com.br/

 

  1. Ótimo Post !
    Parabéns pelo trabalho !
    Fábio de Jesus
    https://dijesusimoveis.com.br/
    Lançamentos Apto na Planta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br