fbpx

Conhecimento e Ciência como valor agregado

22

mar 2022

Por:Biominas Brasil
Academy | Empreendedorismo | Inovação

E se eu dissesse que apenas com conhecimento, engenharia e inteligência, você quase pode tirar USD $59.990.000, de valor agregado?

Há algum tempo, participei de uma conversa muito interessante. O Chile é conhecido como um país produtor de cobre, mas também produz outros metais. Um deles é o ferro e aqui estão os dados:

Se você produzisse um lingote de ferro, ele seria vendido por cerca de USD $10.000.

E se você pegar esse mesmo lingote, derretê-lo e também transformá-lo em ferraduras, você pode vendê-lo por USD $25.000.

Agora, se pegarmos este lingote novamente e transformá-lo em agulhas intradérmicas, poderemos vendê-lo por USD $7.000.000.

E se pegarmos o lingote uma última vez e o colocarmos em um processo mais sofisticado para gerar molas de alta precisão para aplicações de engenharia, podemos vendê-lo em USD $60.000.000.

 

Como o mesmo material pode oferecer tanto valor?

Na verdade, o valor não está nos átomos de ferro, pois eles são iguais e só mudaram de forma. O verdadeiro valor está na ciência, conhecimento e engenharia por trás de transformar uma commodity em um produto de valor agregado.

Este é um grande exemplo de que a ciência e a engenharia devem continuar a ser apoiadas. Não só porque o conhecimento avança, mas porque também é um excelente negócio.

 

Se quiser saber mais detalhes, confira este vídeo que preparei para você no #CHBionegocios, e se inscreva, se ainda não é inscrito em nosso canal!

  1. software hris disse:

    artigo muito claro e detalhado, o conhecimento é uma grande parte do sucesso, independentemente do conhecimento

  2. Leonardo Jesus disse:

    tecnologia & agregação de valor na matéria-prima(commodity).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br