fbpx

Descubra inovações biotecnológicas em 4 áreas que estão mudando o mundo!

23

mar 2023

Por:Maria Victória Pereira da Luz
Empreendedorismo | Inovação | Pesquisas

A biotecnologia tem sido uma das áreas mais promissoras em termos de inovação e avanços tecnológicos em diferentes setores, incluindo saúde, meio ambiente, alimentos e dados. Exploraremos juntos algumas das tendências mais relevantes  que estão moldando cada uma dessas áreas.

 

HEALTHTECH – Saúde

A biotecnologia impacta significativamente a saúde, seja ela humana ou animal, desde o desenvolvimento de medicamentos e terapias até o uso de tecnologias avançadas para diagnóstico e monitoramento. Aqui destacamos três das áreas com alto potencial no setor:

  • Terapia gênica: apresenta potencial de curar doenças genéticas, incluindo câncer e doenças hereditárias. O ramo envolve a introdução de material genético saudável em células doentes para substituir ou corrigir genes defeituosos. Essa abordagem pode oferecer uma cura permanente para doenças genéticas que antes eram consideradas incuráveis.
  • Imunoterapia: usa o sistema imunológico do próprio corpo para combater doenças. Por exemplo, podem ser utilizados medicamentos que auxiliam o sistema imunológico a reconhecer e atacar células cancerígenas. Assim, alcançaremos tratamentos mais eficazes e menos tóxicos aos pacientes já fragilizados.
  • Inteligência artificial: dentre suas diversas aplicações, seu uso no diagnóstico de doenças com mais precisão e rapidez é um dos destaques. Ela também pode ser aplicada na personalização do tratamento de pacientes com base em suas características genéticas e outros fatores.

 

GREENTECH – Meio ambiente:

Alguns dos maiores desafios ambientais que enfrentamos atualmente, incluindo poluição, mudanças climáticas e perda de biodiversidade podem ser solucionadas com o auxílio da biotecnologia. Algumas das tendências mais importantes incluem:

  • Biodegradação e Biorremediação: através do desenvolvimento de microrganismos que são capazes de degradar resíduos tóxicos e poluentes, a abordagem pode ajudar a limpar áreas contaminadas e reduzir a poluição do ar e da água.
  • Bioenergia: a demanda por combustíveis renováveis cresce cada vez mais. Assim, a biotecnologia pode ser usada para desenvolver biocombustíveis renováveis a partir de biomassa, como plantas, algas e resíduos orgânicos. Dessa forma, podemos  reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa. 

 

FOODTECH – Alimentos:

O papel da biotecnologia em food tech pode nos auxiliar no desenvolvimento de alimentos mais nutritivos, saudáveis e sustentáveis. Veja tópicos em alta na biotecnologia amarela:

  • Alimentos geneticamente modificados: os organismos geneticamente modificados (OGMs) podem ser projetados para maior resistência a doenças, pragas, condições climáticas extremas. Ou até para apresentarem valor nutricional mais elevado, com maior conteúdo de vitaminas e minerais importantes. Embora haja precaução com a segurança e o impacto ambiental de OGMs e transgênicos, possuem um papel importante na alimentação global. Segundo dados do Statista de 2019, o Brasil é o 2° maior produtor de OGMs com mais de 52.8 milhões de hectares. 
  • Alimentos Funcionais: a inserção de compostos bioativos específicos em alimentos, como probióticos e antioxidantes, faz sucesso especialmente entre consumidores preocupados com a saúde e o bem-estar. Além de aperfeiçoar as propriedades de alimentos que podem auxiliar na prevenção  de doenças e auxílio em tratamentos, os alimentos funcionais são  de grande interesse da indústria alimentícia, se mostrando um mercado em potencial. 
  • Agrobiológicos: existe a necessidade de que os produtores adotem práticas de agricultura mais sustentáveis, como as agriculturas regenerativa e biológica. Por isso, bioherbicidas e biopesticidas se tornam alternativas aos agrotóxicos sintéticos. Através dos agrobiológicos,  podemos melhorar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade e a qualidade dos alimentos, de forma que ao passar do tempo fiquem mais populares e acessíveis.
  • Alimentos alternativos: Carne cultivada em laboratório, substitutos de carne à base de plantas e laticínios feitos a partir de leveduras ou fungos estão ganhando popularidade. Eles podem ser mais sustentáveis do que a produção convencional, reduzindo o uso de terra, água e emissões de gases de efeito estufa. E a biotecnologia pode entrar melhorando a textura, sabor e até a qualidade dos alimentos para que eles atraiam mais o olhar dos consumidores. 

 

TECHBIO – Tecnologia da informação em bio:

O papel da tecnologia da informação em biotecnologia impacta principalmente no desenvolvimento de novas ferramentas para coletar, analisar e compartilhar dados biológicos. Fique de olho em:

  • Sequenciamento de DNA: O sequenciamento de DNA tornou-se cada vez mais rápido e acessível nos últimos anos, permitindo que os cientistas coletem e analisem grandes quantidades de informações genéticas. Isso pode levar a avanços significativos em áreas como diagnóstico de doenças, terapia personalizada e descoberta de medicamentos.
  • Bio Big Data: A biotecnologia está gerando grandes quantidades de dados, o que pode ser desafiador para analisar e interpretar. A análise de big data pode ajudar a identificar padrões e tendências que podem levar a novas descobertas e avanços em várias áreas da biotecnologia.
  • Inteligência artificial: Pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados biológicos e encontrar padrões que os humanos podem perder. Além de prever os efeitos de diferentes medicamentos e terapias em pacientes com base em suas características genéticas e outros fatores.

 

A Biominas tem a missão de apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores em Ciências da Vida e o BioStartup Lab é o nosso programa de pré-aceleração voltado ao apoio de projetos em estágios iniciais de desenvolvimento. Se você atua em alguma das áreas acima, tem um projeto de pesquisa ou startup com essas possíveis aplicações, não deixe de se inscrever do programa que já apoiou o desenvolvimento de mais de 250 projetos inovadores em: https://conteudo.biominas.org.br/biostartup-lab!

  1. Marco Aurelio disse:

    O artigo publicado no blog da Biominas traz informações muito interessantes sobre as inovações em biotecnologia que estão mudando o mundo em diferentes áreas. Desde a produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis até a criação de terapias avançadas para o tratamento de doenças complexas, a biotecnologia tem o potencial de transformar positivamente a vida das pessoas e do planeta como um todo. O artigo apresenta exemplos de empresas que estão liderando essas inovações e mostra como a biotecnologia pode ser uma aliada importante para enfrentar os desafios globais, como a crise climática e a pandemia de COVID-19. Parabéns à Biominas por compartilhar esse conhecimento e por apoiar o avanço da biotecnologia no Brasil e no mundo.

    • Obrigada pelos elogios, Marco Aurélio! De fato, a biotecnologia trás consigo mudanças em relação ao mercado, e por isso precisamos estar sempre atentos às tendências. Esperamos que o nosso artigo tenha te auxiliado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br