fbpx

O que é prospecção tecnológica?

11

nov 2019

Por:Biominas Brasil
Empreendedorismo | Inovação | Negócios | Prospecção Tecnológica

Quando falamos de inovação em ciências da vida, e principalmente, quando analisamos o setor de saúde humana, percebemos que práticas de  open innovation não são apenas tendências, mas sim uma necessidade.

O ritmo acelerado da inovação pode resultar em tecnologias potencialmente disruptivas, produtos e serviços que oferecem oportunidades e riscos. Por isso, é fundamental acompanhar e avaliar inovações de  forma estruturada e sistemática. Neste contexto, a prospecção tecnológica pode ser vista como um instrumento de fomento à inovação para empresas adeptas à inovação aberta.

A prospecção tecnológica pode ser definida como um planejamento sistemático para mapeamento de desenvolvimentos científicos e tecnológicos futuros, capazes  de influenciar de forma significativa uma indústria, a economia ou a sociedade. Por meio de métodos quantitativos e qualitativos, os estudos de prospecção avaliam o  panorama atual de um determinado setor, identificando aspectos de tecnologias concorrentes e lacunas a serem preenchidas, onde é possível que determinada tecnologia ou suas variações sejam competitivas. Nesse sentido, esses estudos são  elementos-chave para o planejamento estratégico de uma empresa, direcionando escolhas e tomadas de decisão com alto potencial de sucesso.

Quer saber mais sobre prospecção tecnológica, acesse nosso ebook!

  1. Luan disse:

    muito bom. Bem explicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br