fbpx

Pesquisadores e startups da rede Biominas ajudando no combate ao Covid-19

27

abr 2020

Por:Biominas Brasil
Biominas | Biominas HUB | Coworking | Empreendedorismo | Inovação | Notícias

A Biominas Brasil foi fundada com o propósito de fomentar e auxiliar o desenvolvimento da ciência e biotecnologia no país. Por isso, neste momento, não poderíamos deixar de divulgar algumas ações de empreendedores e startups parceiros para combater a pandemia do coronavírus. 

 

1 – Kit Point of Care para COVID-19

Trata-se da iniciativa liderada pelos cientistas e empreendedores Rodolfo Giunchetti, (startup acelerada pela Biominas) e Alexsandro Galdino (startup pré acelerada pela Biominas)  de desenvolvimento de um kit Point of Care de baixo custo para diagnóstico da COVID-19, em pacientes com infecção recente e identificação da resposta imune tardia por pacientes curados bem como aqueles que apresentaram infecção assintomática. 

Saiba mais: https://covid-1928.webnode.com/

 

2 –  Consultas oftalmológicas por telemedicina

O Instituto Prover lançou uma iniciativa para auxiliar e atender gratuitamente pacientes com queixas agudas e dar orientações oftalmológicas gerais por telefone e conferência por telemedicina durante a pandemia. O objetivo é atender pacientes com complicações de baixa complexidade complicadas pelo isolamento social. E, desta forma, poder garantir apoio às pessoas em isolamento, com segurança. Para mais informações: www.institutoprover.com.br

 

3 – Redirecionamento de reagentes para testes de diagnóstico

No cenário em que estamos vivendo, a demanda por reagentes para a realização de testes para diagnóstico do COVID-19 é real e crescente. Por isso, a iBench lançou a campanha #taqnocovid, para buscar reagentes não utilizados em laboratórios e suprir parte dessa demanda. Se você trabalha em um lab de biomol ou conhece alguém que trabalha, participe deste movimento! Cadastre insumos e materiais para doação para serem utilizados pelos laboratórios que estão produzindo ou fazendo os testes.

Acesse: https://lnkd.in/dFUG5Ms.

 

4 – Teste Rápido para COVID-19

O Ilo Rivero (participante do nosso programa de pré-aceleração) e o Ives Charlie estão desenvolvendo um teste rápido para Covid-19 juntos com outros pesquisadores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Estão utilizando o Zebrafish para gerar anticorpos e desenvolveram um aplicativo para ler as fitas de testagem e gerar rastreamento. O objetivo é criar um teste até 5x mais barato que o convencional. Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=XisZ_nTrMNg

 

5 – Insumos para testes de Covid- 19

A Scienco, empresa que faz parte da modalidade de incubação virtual do Biominas HUB, produz o reagente TMB, essencial para a realização de testes de ELISA. Essa é uma técnica amplamente utilizada para o diagnóstico de uma série de doenças, entre elas, a atual COVID-19.

Num contexto de alta demanda por testes de diagnóstico para o novo coronavírus, um dos grandes problemas enfrentados é a escassez de reagentes para a realização de testes. Por isso, a Scienco oferece um produto totalmente nacional, de alta qualidade, com entrega imediata e pronto para uso!

Contatos podem ser feitos através do e-mail info@scienco.bio.br ou através do site.

 

6 – Apoio para a produção de diagnósticos 

Startup de desenvolvimento e produção de diagnósticos, incubada no TecnoParq–UFV e vinculada à Biominas HUB. A Recombine Biotech desenvolve diagnóstico por ELISA para Leishmaniose Visceral Canina e participa do desenvolvimento de diagnóstico para leptospirose. Tem know-how em desenho de novos antígenos, desenvolvimento e produção de diagnósticos. A startup está disposta em colaborar com os diagnósticos para o Coronavírus.

Contato: recombinebiotech@gmail.com

 

7 – Conscientização e informação através de profissionais de saúde

O projeto Heróis de Jaleco é composto por profissionais da saúde que buscam esclarecer dúvidas relacionadas estritamente ao COVID-19. O objetivo é oferecer orientações sobre o tema através de um chat no site.

 

8 – Software gratuito para o controle de equipamentos de ventilação mecânica

Com o intuito de contribuir no combate ao COVID-19, a Arkmeds disponibilizará, de forma gratuita, o Software Arkmeds e a Capacitação em Ventilação Mecânica para que os hospitais possam melhorar o controle sobre os equipamentos e aumentar a disponibilidade, atendendo assim, um maior número de paciente afetados.

 

9 – Vida

A Vida Biotecnologia iniciou a pré-venda de testes rápidos IgG/IgM para identificar se o paciente está infectado pelo COVID-19, entregando em todos os estados brasileiros. Cada caixa contém 20 testes e o resultado é disponibilizado em 15 minutos. 

Contatos podem ser feitos pelo site.

 

Caso tenha ou conheça alguma iniciativa entre em contato conosco em nossas redes sociais! Assim podemos ajudar e divulgar seu projeto.

  1. Elio Hideo Babá disse:

    Esta revisão mostra como estão as pesquisa sobre Covid 19 no exterior. Gostaria de saber se o governo brasileiro lançou algum edital emergencial para o o estudo do Covid 19. Pelo que estou percebendo os grandes centros de pesauisa ( CPqRR, Fiocruz. Instituto Butantan, etc) têm realizado pesquisas com recursos próprios. Não seria oportuno a CNPq lançar este Edital Emergencial com ampla divulgação e um repasse imediato das verbas dos projetos aprovados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br