fbpx

Programa BIOTECH II capacitou gestores biotecnológicos para a Plataforma BiotecSur

06

out 2017

Por:Biominas Brasil
Biominas | Eventos | Notícias

O Programa BIOTECH II, uma iniciativa de cooperação entre a União Europeia e o Mercosul, tem o objetivo geral de promover o desenvolvimento e a aplicação da Biotecnologia no Mercosul e como objetivo específico o de consolidar a Plataforma BiotecSur, para promover o desenvolvimento da Biotecnologia nessa região. Um dos resultados esperados do Programa é a ‘‘Promoção das Capacidades de Matchmaking Público-Privado Especializado em Biotecnologia, em cada um dos países do Mercosul”, a ser executado pela BIOMINAS.

O projeto visa a criação de uma rede de profissionais capacitados em Gestão Biotecnológica e aptos para a realização de matchmaking entre Indústrias, Academia e Centros de Pesquisa com foco em Biotecnologia.

Neste sentido, a Unidade de Gestão do BIOTECH II e a BIOMINAS divulgaram em abril deste ano uma chamada para seleção de profissionais de biotecnologia, da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, para participação no Projeto, que envolvia capacitações (online e presencial) e avaliações.

Dentre os 417 inscritos, foram selecionados 120 participantes para a fase de capacitação online, que teve início em junho, com duração de 80 horas em 8 semanas, e aconteceu em ambiente virtual vinculado à Plataforma BiotecSur.

Durante a fase de capacitação online, os participantes tiveram acesso à um ambiente exclusivo troca de experiências e conhecimento, participando ativamente de debates com temas de interesse comum. Esse ambiente interativo continuará à disposição dos participantes até o final do ano de 2017.

Os melhores avaliados na capacitação online foram selecionados para a fase de capacitação presencial, que aconteceu em agosto, com 4 treinamentos presenciais (um em cada país participante). Cada treinamento durou um dia, com workshop sobre estudos de casos e atividades práticas de modelagem de negócios e matchmaking.

Uruguai – 21/08

Argentina – 23/08

Paraguai – 25/08

Brasil – 28/08

Alguns participantes do Programa foram posteriormente selecionados para participar de uma delegação especial para o evento “One Health – Innovative Biotech Solutions”, que aconteceu em 19-20/09 em São Paulo, e também para o evento “7th Italian Forum on Industrial Biotechnology and Bioeconomy”, que aconteceu em 05-06/10 em Roma.

Ao final do programa, os participantes passam a ser considerados “Gestores Biotecnológicos” da Plataforma BiotecSur, um grupo multidisciplinar e multicultural de profissionais de Biotecnologia capacitados em matchmaking, com o objetivo de implementação de ações regionais coordenadas e destinadas a promover a cooperação público-privada no Mercosul e com a União Europeia.

Para mais informações sobre a Plataforma BiotecSur e o Programa BIOTECH II, acesse www.biotecsur.org 

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br