fbpx

Tudo que você precisa saber sobre ESG

25

maio 2022

Por:Ana Laura Rosa
Aceleração Corporativa | Biominas | Empreendedorismo | Inovação | Negócios

O que significa ESG?

O termo ESG é uma sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social, e governança corporativa (environmental, social and governance). Esse termo surgiu pela primeira vez no relatório Who Cares Wins do The Global Compact da ONU, cujo objetivo foi propor melhorias na integração do mercado financeiro com as iniciativas ambientais, sociais e de governança. Basicamente, as empresas que tomam iniciativas dentro das pautas ESG, estão posicionando o propósito da marca no mercado e buscando construir uma relação de confiança e transparência com seus stakeholders, funcionários, consumidores e investidores.

A partir do texto abaixo, você conhecerá um pouco mais sobre os conceitos de ESG, sua aplicação e importância.

Desmembrando a sigla ESG:

  • Em E – de Environmental: abrange as iniciativas relacionadas ao meio ambiente, e ao impacto ambiental que a empresa causa. Ou seja, quais informações a empresa deve buscar para compreender as dimensões dos impactos ambientais causados, mas também quais ações, deverá tomar para reparar esses danos. Dentro dessa pauta, podemos citar:
    • a preocupação com a emissão de gases de efeito estufa; 
    • uso correto da água;
    • gestão dos resíduos sólidos e poluentes, entre outros.
  • Em S – de Social: abrange as iniciativas relacionadas a comunidade na qual a empresa se insere. Muito atrelado também ao ambiental, uma vez que desastres ambientais impactam fortemente em comunidades. Mas não se limitando a isso, a pauta social abrange os direitos humanos e as leis trabalhistas. Busca desenvolver ações que promovam um ambiente de trabalho inclusivo e diverso baseado no respeito aos direitos humanos. 
  • Em G – de Governance: abrange as iniciativas relacionadas ao compliance, ou seja,  à integridade corporativa e as diretrizes estabelecidas na empresa para garantir o cumprimento de suas normas e regras. Podendo compreender desde ações de auditorias e prestação de contas, como também conformidade às leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD – Lei 13.709/2018). É esse braço de governança que contribui para garantir que planos traçados dentro da pauta social e ambiental sejam seguidos.

ESG nas empresas  

Com o aumento das ocorrências de desastres naturais, denúncias sobre a violação de direitos humanos e casos de corrupção, a sociedade passa a assumir uma postura mais ativa na escolha dos bens de consumo, buscando se relacionar com empresas que vendem, além do produto, um propósito. Da mesma forma, há um número crescente de empresas que buscam se destacar e fazer a diferença no mercado. Essas empresas não só adotam a pauta ESG,  como também surgem a partir dela.  Ao adotar a pauta ESG a empresa estabelece uma relação com dois grandes valores: responsabilidade e transparência. A responsabilidade, em efetivamente manter esse acordo com o ecossistema e a transparência, a partir da divulgação dos resultados obtidos. Dessa forma, demonstra não só a intenção, mas o real compromisso com a agenda.  

As empresas que assumem o compromisso com a pauta ESG aumentam seu valor perante o olhar do investidor, pois antecipa e melhora o gerenciamento de riscos, ao mesmo passo que promove um impacto positivo para o seu ecossistema. Em uma pesquisa exclusiva realizada pela Betania Tanure Associados a pedido da EXAME, constatou que 88% dos líderes empresariais assumem perceber que as iniciativas ESG têm impacto para a reputação e 72% deles afirmam ter impacto no resultado financeiro da empresa. Os investidores valorizam isso porque entendem que a empresa que tem bons resultados na área corre menos risco a médio-longo prazo de se envolver em algum acidente ou escândalo, enquanto os consumidores passam a se identificar cada vez mais com a marca tornando-se clientes fiéis e promotores, provocando o aumento da reputação da marca.

A tendência

A pandemia causada pelo COVID-19 acelerou uma tendência que já era crescente quando o assunto é adotar práticas e estratégias ESG efetivas. Foi escancarado que os acontecimentos de impacto social implicam diretamente na economia, e dessa maneira pode-se inferir que fatores de risco ambiental e de governança também afetam o desempenho do balanço corporativo. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde os impactos socioambientais de um país não se limitam às suas fronteiras geográficas, a criação e o incentivo para  o compromisso com a agenda ESG se faz necessário.

Por isso a COP26, que aconteceu ao final de 2021, gerou grandes expectativas – e foram concretizadas! – relacionadas à pauta ESG. Durante a conferência, foi anunciada a criação de um conselho internacional para padrões de sustentabilidade, o ISSB (International Sustainability Standards Board). Embora o antigo relatório da ONU tenha criado o termo ESG e feito algumas recomendações, havia ficado a critério das empresas como fazer esse acompanhamento e isso tem sido uma grande dificuldade de empresários e também dos investidores ao ler os relatórios. Portanto, a criação deste conselho, além de reafirmar o ESG como uma tendência global, vai contribuir para uma padronização dos processos de trabalho e métricas da agenda, que por consequência, vai melhorar a forma de acompanhamento dos relatórios divulgados pelas empresas.  

Estratégias que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Agrega valor na captação de investimentos, na conquista de novos clientes, no aumento da percepção de marca e também na atratividade e retenção de talentos colaboradores. Adotar práticas ESG é uma forma das empresas consolidarem-se no mercado e promover desenvolvimento socioambiental, garantindo que todas as partes interessadas vivenciem os efeitos positivos de suas ações. 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br