fbpx

Bioptamers – Biologia Sintética para terapias de precisão

Startup pré-acelerada em 2018, hoje desenvolve terapia-alvo para o câncer de mama! Saiba mais sobre a tecnologia desenvolvida para otimizar o tratamento de pacientes oncológicos.

PROGRAMA: BioStartup Lab – Rodada 6, 2018

TIPO: Startup

ÁREA: Saúde

SUBÁREA: Terapia-alvo, Terapia personalizada

ESPECIALIDADE: Oncologia e Doenças raras

TECNOLOGIA: Aptâmeros e Drug-delivery

ODS: 3 – Saúde e Bem-estar

MODELO DE NEGÓCIOS:  Licenciamento na fase clínica – B2B

SOLUÇÃO: Sistema, Produto e Processo

TRL: 4

ESTÁGIO: Validação pré-clínica

FUNCIONÁRIOS: Até 9 colaboradores

RODADA DE INVESTIMENTOS: Seed

Sobre a empresa

A Bioptamers desenvolve aptâmeros para utilização em terapias de precisão no tratamento de pacientes oncológicos. Para os  tipos mais agressivos da doença,  Bioptamers almeja futuramente o desenvolvimento de terapias personalizadas visando aumento da eficácia e diminuição dos efeitos adversos do tratamento contra o câncer.

“Nosso propósito é revolucionar o tratamento oncológico através de terapias acessíveis, de precisão e personalizadas.”

A empresa

A startup Bioptamers foi idealizada em 2018 por dois estudantes de pós-graduação da Universidade de São Paulo através de encontros no Clube de Biologia Sintética realizados na Universidade. A Bioptamers foi criada para desenvolver aptâmeros terapêuticos com o propósito de aperfeiçoar o tratamento dos pacientes oncológicos, especialmente os acometidos com tipos malignos mais agressivos.

 

O problema

Mais de 20 milhões de novos casos de câncer estão previstos para 2025 em todo o mundo. Para os casos mais agressivos da doença, estima-se que a quimioterapia convencional seja incompatível com a sobrevivência em 1 a cada 6 pacientes. O cenário urge para o desenvolvimento de novas terapias, envolvendo a tradução da pesquisa científica em benefícios clínicos para os pacientes. Movidos pela curiosidade de empreender na criação de uma nova tecnologia, os membros da Bioptamers aplicaram para participar na 6ª rodada do programa de pré-aceleração da Biominas Brasil, o BioStartup Lab, em 2018.

 

Solução

“Nossa solução é baseada em aptâmeros,  uma alternativa biotecnológica mais escalável e acessível ao uso dos medicamentos biológicos a base de anticorpos monoclonais no desenvolvimento de terapias-alvo” Dra. Erika Molina, fundadora da Bioptamers. 

 

Com o slogan “A personal challenge, a meaningful challenge”, a Bioptamers tem atuado no desenvolvimento de uma nova molécula para tratamento do câncer de mama metastático e  futura aplicação da tecnologia para terapias de precisão, personalizadas e acessíveis.  Através de uma plataforma de microfluídica proprietária, a Bioptamers desenvolve aptâmeros com maior afinidade para as células cancerígenas, resultando em maior especificidade para aplicações terapêuticas. Para agregar no empreendimento da tecnologia inovadora da Bioptamers, a Biominas auxiliou a equipe com conhecimento empreendedor através das aulas, ensinamentos direcionados nas mentorias e rede de contatos durante treinos e eventos. 

 

Inovação

Popularmente conhecidos como “anticorpos sintéticos”, os aptâmeros são pequenas moléculas ligantes que representam a classe de oligonucleotídeos terapêuticos, consistindo em produtos biotecnológicos de considerável ascensão no espaço comercial para o desenvolvimento de futuros medicamentos. Na Bioptamers, um novo método foi criado para desenvolvimento de aptâmeros aumentando a especificidade de ação no organismo. Comprometida com o desenvolvimento de terapias anticâncer, mesmo para os casos mais difíceis, a Bioptamers foca em em aptamêros para uso como inibidores e também como carreadores para entrega de drogas quimioterápicas.O diferencial da Bioptamers está no desenvolvendo de aptâmeros com maior especificidade para intervenções terapêuticas de precisão e  personalizáveis, utilizando tecnologia 10-30x mais acessível economicamente que terapia com anticorpos monoclonais.

 

Como a Biominas faz parte da história de sucesso da Bioptamers?

No mesmo ano de fundação, a startup foi uma das selecionadas para participar da 6ª edição do Programa BioStartup Lab.

 

Demoday BioStartup Lab 06 – Ganhadora do terceiro lugar Erika Molina, fundadora da Bioptamers, Douglas Camargo e Lucas Pimenta da Abbvie

 

A Bioptamers ficou colocada em 3º lugar na pré-aceleração e, de acordo com a fundadora, os principais conhecimentos que a equipe levou do programa foram prospecção de clientes e gestão de tempo. Ambos aprendizados persistem no dia-a-dia da empresa. 

Mas não paramos por aí, no ano seguinte a startup foi selecionada para o programa de aceleração RebelBio/IndieBio, no Reino Unido, que contou com o apoio da equipe Biominas esteve presente em Londres, dessa forma o desenvolvimento do negócio foi feito lado a lado com a fundadora Dra. Erika Molina. 

O relacionamento se estende com a Bioptamers aos dias de hoje, que em 2022 foi uma das selecionadas pela ABIQUIFI e Apex-Brasil, juntamente com a Biominas, para participação na BIO International Convention que ocorreu em Boston. Lá, a startup foi apresentada aos investidores e às empresas internacionais ampliando sua rede de contatos e possíveis parceiros.

Além disso, a equipe fez parte da 1ª edição do Radar Tecnológico, uma iniciativa do Clube de Novos Negócios da Indústria Farmacêutica em parceria com a Biominas Brasil. O Radar consiste em uma vitrine virtual, exclusiva para participantes convidados, onde as startups têm um perfil apresentando sua tecnologia e inovação. Essa vitrine será acessada por representantes das principais farmacêuticas do país, e, aquelas startups que tiverem potencial sinergia com o negócio, poderão ser convidadas para um encontro virtual.

 

Desafios

Como um típico case de sucesso, a startup também enfrentou desafios. Aplicar uma tecnologia inovadora considerando os cenários nacional e internacional não é uma tarefa simples. 

A Bioptamers passou por adequação ao mercado nacional, e atua no desenvolvimento de tecnologias com aptâmeros sob demanda em parceria com outras empresas, então uma startup para o mercado ficar atento!

 

Resultados e próximos passos da Bioptamers

Equipe da Bioptamers – Foto: Arquivo pessoal

Atualmente, a empresa está incorporada em São Paulo. Bioptamers também está desenvolvendo e incorporando a tecnologia nacional através do projeto de Pesquisa e Inovação em Pequenas Empresas. A equipe já captou quase R$ 1 milhão em investimentos por meio de recursos públicos e venture capital. Para o próximo passo os sócios-fundadores buscam financiamento para viabilizar os estudos pré-clínicos do primeiro produto biotecnológico.  

A empresa tem como estratégia a colaboração com universidades, empresas e hospitais para acelerar o desenvolvimento da tecnologia e a tradução em melhorias no tratamento pacientes com câncer.  Não é a toa que captaram investimentos da SOSV, uma empresa global de capital de risco que oferece investimento para DeepTechs em vários estágios, projetados para fundadores com tecnologias inovadoras e disruptivas na saúde humana e do planeta.

Atualmente, a empresa está incorporada no Brasil e nos Estados Unidos, operando em um laboratório incubado no Centro de Inovação e Empreendedorismo Cietec/Ipen-USP em São Paulo. A Bioptamers também está  desenvolvendo e incorporando a tecnologia nacionalmente através do projeto de Pesquisa e Inovação em Pequenas Empresas. A equipe já captou quase R$ 1 milhão de em investimentos por meio de recursos públicos e venture capital. Para o próximo passo, os sócios-fundadores buscam financiamento para viabilizar os estudos pré-clínicos do primeiro produto biotecnológico.

 

Confira o roadmap da equipe

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br