fbpx

Biominas Brasil & MERCK promovem oportunidade de networking através do Bio-Net

Evento realizado em Belo Horizonte reuniu importantes agentes do ecossistema de bio para um dia voltado para a troca de conhecimento e para a promoção de conexões em bio.

Existe uma grande lacuna quando pensamos na chegada de produtos e tecnologias desenvolvidas na Universidade até o mercado. É nítido que é necessário enriquecer e fortalecer a conexão Universidade – Empresas. E foi pensando nisso que a Biominas Brasil, em parceria com a MERCK Life Sciences Brasil, realizou um evento presencial no dia 13/07, cujo foco foi estabelecer conexões e networking entre os participantes.

O evento “Bio-Net: negócios e networking no universo da Biotecnologia aplicada à Saúde” reuniu grandes agentes do ecossistema de inovação de Minas Gerais, e proporcionou várias oportunidades de interação com o público, o que contribuiu para que os participantes pudessem ir estabelecendo contato entre si desde o início do evento. 

Ana Gontijo, analista de projetos da Biominas, ressalta a relevância de eventos como esse: “É incrível ver a importância da promoção de eventos como o Bio-Net. Durante todo o dia, ouvimos os participantes comentarem o quão rico é essa troca presencial, ainda mais levando em consideração que estamos há mais de dois anos fazendo contatos no mundo virtual. Foi muito legal ver pessoas que se conheceram online estarem frente a frente, podendo conhecer outras pessoas e somando esforços para fazer ainda mais a “roda” da inovação girar.”

No início do dia, Isabella Alende, Coordenadora de Projetos em Inovação da Biominas, e Camila Ordonha, Field Marketing da MERCK, abriram a programação do evento apresentando um pouco mais sobre ambas as instituições. Logo após, teve uma pitch session, com a presença das startups Allegro, Recombine, SafeTest e dos grupos de pesquisa CT Vacinas e Informática de Biossistemas e Genômica da FIOCRUZ/MG que puderam falar um pouco sobre suas tecnologias e tirar dúvidas dos participantes. 

Ao ser perguntada sobre a participação no evento, Anna Cláudia Alves, da Recombine, ressalta: “Startups nascem a partir do dom do empreendedor em realizar os negócios e operações, mesmo com recursos tão escassos! Mas Startups só crescem e se solidificam, agitando o mercado com muita inovação e realizando parcerias e interações, estabelecidas graças às oportunidades de networking. Networking se traduz em novas parcerias e conexões que são fundamentais para suplantar os nossos desafios! Assim, eventos como o Bio-Net, são excelentes para fortalecer o ecossistema de inovação e criar novas interações, principalmente por possibilitar o contato entre Startups e empresas experientes dos mesmos segmentos. A Fundação Biominas é um ponto central nesse ecossistema e uma grande parceira na geração de networking e parcerias.”

Na parte da tarde, Amanda Baumgartner, Gerente de Desenvolvimento Estratégico de Negócios MERCK Brasil e México, falou um pouco sobre “Inovação como Base Estratégica para Novos Negócios”, abordando diversas ferramentas que podem levar os participantes a variadas formas de se inovar em processos e gerenciar projetos através da criatividade. Amanda comenta que “Foi um dia incrível e enriquecedor onde pudemos discutir pautas importantes sobre como a colaboração pode acelerar a conversão de ideias e conhecimento em negócios reais e consolidar o desenvolvimento do mercado de biotecnologia brasileiro. Houve muita troca de experiência, aprendizado e ideias, fortalecendo ainda mais a necessidade de se criar conexões entre universidade, indústria e mercado.”

Ainda, na parte da tarde, houve um momento dedicado especialmente à troca de contatos, que foi chamado de “Café com Networking”, onde os participantes se apresentaram uns aos outros através de uma dinâmica, e logo após puderam fazer conexões. A última programação do dia foi um painel de Cases Biominas, mediado pela Melina Castro, Analista de Projetos da Biominas, e que contou com a presença de: Letícia Braga, da Oncotag; Carlos Viana, da Gran Moar; e do Felipe Peixoto, da SafeTest.  A programação se encerrou com a Biominas trazendo uma reflexão acerca dos gargalos enfrentados pelo empreendedor em sua jornada, e mostrando como a Biominas pode ser um grande apoio neste percurso, além de trazer diversos insights e dicas para enfrentar esses desafios.

Letícia, nos conta que: “Ao participar de eventos desse tipo penso sempre na oportunidade de conexão com empresas, potenciais investidores e novos parceiros. Então, penso que a organização do evento visou viabilizar essa oportunidade e a organização fez isso muito bem. Não trazendo apenas conteúdo, mas inserindo a dinâmica de fazer todos se conhecerem foi super pertinente. Essas oportunidades de conexão com diferentes atores do ecossistema que participaram do evento são muito importantes para fortalecer o ecossistema.”

Amanda ainda comenta: “Meu sentimento é de grande otimismo e entusiasmo para fazer grandes coisas acontecerem a partir da união de todas as pontas deste grande ecossistema e que sem dúvidas, devemos continuar promovendo momentos de networking como esse.”

O evento Bio-Net foi um evento 100% gratuito. Caso você tenha se interessado pelo tema e queira participar dos próximos eventos organizados ou apoiados pela Biominas, ou queira se manter atualizado sobre oportunidades relacionadas à inovação em bio, inscreva-se em nossa newsletter!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br