fbpx

Comunicação interna: Formas de comunicação

07

ago 2020

Por:biominas
Inovação

Quando viajamos para um país que possui uma cultura diferente da nossa, muitos de nós passamos um tempo aprendendo formas de se comunicar e interagir com as pessoas lá. De forma semelhante, quando trabalhamos em equipe, é importante dedicar um tempo para alinhar a comunicação entre todos. Isso poupará erros de comunicação no futuro e irá acelerar a forma de trabalho do tim e irá aumentar a produtividade do time, assim o time poderá alcançar metas mais desafiadoras de forma assertiva.

Sabemos da relevância das pessoas numa empresa, e o senso de pertencimento e a felicidade dos colaboradores nunca esteve mais em foco. Tendo isso em vista, desejamos abranger  nossa comunicação de todas as formas para que nos façamos entender.

É comum falarmos de forma que apenas nós entendemos, sem considerar as características dos outros indivíduos. Na nossa cabeça poderia estar claro, mas se não nos expressamos com cautela podemos causar desconforto ou desentendimentos. Cada pessoa tem seus valores, personalidade e background, e dessa forma, cada uma reage de uma maneira.

Entender os diferentes perfis de pessoas pode nos ajudar a comunicar melhor. Podemos agrupá-las  em quatro perfis comportamentais:  Analistas/Cautela; Planejadores/ Estabilidade; Executores/ Dominância; Comunicador/ Influência. Esta é a categorização do perfil DISC, uma metodologia desenvolvida por Dr. William Moulton Marston no início do século XX, que visa examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente. Segue uma breve descrição de cada perfil:

 

    • Analistas/Cautela:  o analista gosta de seguir as regras, autodidatas, com tendências perfeccionistas, analítico e cautelosas.
    • Planejadores/ Estabilidade: o planejador gosta de se sentir seguro para performar bem. Não gostam de mudanças bruscas. São pacientes, leais e calmos.
    • Executores/ Dominância: executores são líderes naturais. São diretas, ousadas e dominadoras. Podem ter um nível de exigência alto.
    • Comunicador/ Influência: comunicativos tendem a ser mais emotivos. Expansivos e influentes, são amistosos e se dão bem com as pessoas com facilidade.

 

Você pode ter se identificado de cara ou ter ficado na dúvida de qual é o seu perfil dominante. Mas não se preocupe: todos nós temos os 4 perfis, porém um ou dois são mais expressos do que os outros. É importante se autoconhecer e conhecer seus colegas de trabalho, amigos, família… Assim podemos entender como todos agem e como respondem melhor quando nos comunicamos com eles.

 

O fator mais crucial de sucesso no gerenciamento de projetos é a comunicação eficaz com as partes interessadas.

 

As pessoas de um mesmo perfil comportamental também se expressam e recebem as informações de formas semelhantes. Assim, podemos nos adequar à forma que é mais assertiva para cada perfil. Planejadores gostam de uma estrutura clara (começo, meio e fim) desde o início da conversa. Comunicadores gostam de contexto e histórias, enquanto executores vão direto ao ponto. Analistas acreditam em dados e comprovações. 

Essa informação é importante para saber como abordar seus colegas, e como se preparar para ter uma conversa importante com alguém. Agora que estamos trabalhando de forma virtual, temos que garantir que estamos nos expressando bem. Adote diferentes vias de comunicação e garanta que sua mensagem foi passada, então fale, escreva, mostre um áudio ou vídeo. Seja intencionalmente positivo; ofereça sugestões, e não críticas. Este artigo da Harvard Business Review dá 5 dicas para uma boa comunicação virtual com seus colegas.

Os feedbacks se enquadram nessa situação, uma vez que consiste em um momento de vulnerabilidade para quem o está recebendo. Se atenha aos fatos, dando exemplos de como e onde a pessoa errou ou acertou. Sempre faça perguntas para a pessoa (como ela acha que poderia fazer daqui para frente? Por que acha que as coisas aconteceram do jeito que aconteceram?), de forma a descobrir as razões daquele comportamento para tentarem, juntos, bolar uma solução para os problemas ou traçar uma “rota do sucesso” para os resultados. Saiba mais como dar feedbacks específicos para cada perfil comportamental nesse blog post

Se você deseja saber mais sobre como lidar com cada perfil comportamental, recomendamos este curso de gestão comportamental da Sólides.

 

 

 CONHEÇA AQUI BOAS PRÁTICAS PARA IMPLEMENTAR UMA CULTURA COLABORATIVA NA SUA EMPRESA!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

+55 (31) 3303-0000

biominas@biominas.org.br