fbpx

Conheça o roteiro de desenvolvimento de fitoterápicos da InovafitoBrasil

02

mar 2023

Por:Ana Laura Rosa
Inovação | Pesquisas

A InovafitoBrasil visa conectar diferentes setores para impulsionar o desenvolvimento de novos produtos fitoterápicos no mercado brasileiro. Para isso, a iniciativa oferece uma plataforma online e gratuita com um roteiro para desenvolvimento de produtos em fito.  

Este roteiro foi construído baseado na metodologia de maturidade tecnológica proposta na década de 90 pela NASA, o TRL (Technology Readiness Level), que já é amplamente utilizado pela indústria. Dessa forma, o roteiro é uma valiosa ferramenta para a gestão do projeto de pesquisa exercendo a função de guia, com o passo a passo para a elaboração de novos produtos. O intuito de desenvolver um TRL adaptado para fitoterápicos é permitir que pesquisadores e a indústria se comuniquem em uma mesma linguagem. 

Para construirmos o melhor roteiro possível, contamos com a participação de diversos especialistas para adaptar uma metodologia, inicialmente elaborada para desenvolver foguetes pela NASA, para a criação de um roteiro para medicamentos fitoterápicos validado e aprovado pela ANVISA. 

O roteiro de desenvolvimento em TRL possui 9 níveis principais para a criação de um novo produto, sendo o nível 1 o mais baixo consistindo na ideia do projeto de pesquisa, e o nível 9 o mais avançado com o produto pronto em condições para comercialização e consumo. Entre o nível 1 e o 9, há os níveis intermediários pelos quais o projeto vai se desenvolvendo em marcos importantes até se tornar um produto acabado. Para definir os níveis intermediários foram estabelecidas macro etapas que servem como marcadores para determinar o estágio de desenvolvimento do projeto. 

Em outras palavras, isso significa que em cada nível do roteiro foram atribuídas análises e testes necessários para avançar para o próximo TRL e com isso determinar a maturidade do produto. Para isso, foram identificados 6 domínios de desenvolvimento de um fitoterápico, ou seja, 6 atributos importantes que necessitam de atenção em cada nível do TRL. São eles: 

  1. Matéria Prima Vegetal – droga vegetal 
  2. Derivado Vegetal – geralmente, mas não exclusivamente, o extrato 
  3. Candidato a Fitoterápico – formulação 
  4. Desenvolvimento Analítico 
  5. Testes Não-Clínicos 
  6. Testes Clínicos – em humanos

Dessa maneira, o roteiro trabalha os 6 domínios em todos os níveis do TRL, promovendo uma completa compreensão sobre desenvolvimento de fitoterápicos desde o seu início. Portanto, mesmo que nos estágios iniciais não se realize testes clínicos, por exemplo, é importante que se faça revisão dessa literatura com a matéria prima vegetal, de maneira que o entendimento sobre todas as etapas seja construído conforme os níveis de complexidade vão aumentando.  

 

Por que eu preciso saber o TRL da minha pesquisa? 

São vários os benefícios de se entender o nível de maturidade tecnológica em que seu projeto se encontra. 

  1. Permitir o avanço linear do seu produto: quando avançar o nível de TRL significa que você realizou todas as etapas anteriores necessárias dando a segurança necessária sobre os seus dados evitando ter que refazer alguns testes e análises.
  2. Economia de tempo e investimento: Avançando de forma linear no desenvolvimento do produto, não repetindo análises,  não repetindo testes clínicos, por exemplo, você economiza tempo e dinheiro, realizando uma etapa de cada vez somente uma vez.  
  3. Captação de investimento: Existem agentes financiadores e investidores focados para cada nível de maturidade. Os níveis iniciais são comumente financiados pelo setor público e por agências de fomento que financiam as pesquisas acadêmicas. Já os níveis intermediários contam com diversos investidores de risco que estão dispostos a investir diferentes valores em diferentes TRLs. Enquanto nos níveis finais são comumente financiados através de contratos de parcerias com indústrias privadas. Vale ressaltar que o Estado oferece ações e linhas de financiamento para diversos níveis de desenvolvimento, através de  agências como a FINEP, EMBRAPII, FAPs e BNDES. Isso significa que saber o nível de maturidade e desenvolvimento em que seu projeto se enquadra facilita saber de onde pedir o recurso. 

 

Se deseja conhecer mais sobre a InovafitoBrasil, acesse o nosso site e a plataforma e cadastre o seu projeto! 

Se quiser, entre em contato conosco pelo email analaura@biominas.org.br . Estamos à disposição! 

Pensar Grande, Pensar Fito, Pensar Brasil. 

https://www.inovafitobrasil.com.br/

  1. Fabricio disse:

    A iniciativa da InovafitoBrasil de criar um roteiro para desenvolvimento de produtos fitoterápicos é uma ferramenta valiosa para a gestão de projetos de pesquisa e permite que pesquisadores e indústria se comuniquem em uma mesma linguagem. A adaptação da metodologia TRL da NASA para fitoterápicos é uma estratégia eficaz para a criação de novos produtos e promove uma completa compreensão sobre o desenvolvimento de fitoterápicos desde o início.
    tudogosto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br