fbpx

Conheça um pouco do Ecossistema de Inovação de Rondônia!

08

set 2021

Por:Biominas Brasil
Empreendedorismo | Inovação | Negócios | Parcerias

Sabemos que é fundamental desenvolver ambientes favoráveis para empreender com a premissa de que a geração de ideias inovadoras aqueça a economia local.

 

E por isso o Governo Estadual tem realizado uma série de ações para impulsionar o ecossistema de inovação. Em agosto de 2020 foi sancionada a Lei n° 4.836 que institui a Rede Estadual de Incubadoras de Empresas do Estado de Rondônia (REI-RO), vinculada à Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). Dessa forma foi dada abertura para integrar e promover a troca de informações entre os ambientes de inovação e os ambientes de fomento e de incentivo ao empreendedorismo inovativo da região.

A Sedi tem um papel fundamental por ter sido responsável também pela criação da primeira incubadora de startups do Estado, o  Hub.Ro. Além disso, o Sebrae vem catalisando o ecossistema através de diversas parcerias nos últimos anos por meio de eventos, coworking e muito mais. 

Trazendo para a área de BIO, destacam-se a Unir, Fiocruz (que conta com o único Instituto de Ciência e Tecnologia da Amazônia!) e Embrapa, que realizam pesquisas inovadoras em pontos-chave para o desenvolvimento local na área da saúde, agro e biodiversidade.

Todavia, no mapa desenvolvido pelo site profissão Biotec, que conta com mais de 550 empresas de biotecnologia presentes no país, não foi identificada nenhuma startup da área em Rondônia. 

Por isso, para conectar os rondonienses com o eixo global de bioeconomia e preservação do meio ambiente, é preciso fomentar negócios desde o setor farmacêutico ao agronegócio, em função do riquíssimo bioma que torna o Estado conhecido por ser um hub logístico natural na América do Sul.

Através do Programa Biotech Rondônia, a Superintendência de Desenvolvimento, com apoio da Biominas Brasil, espera fortalecer a bioeconomia regional, com o objetivo de tornar o programa um apoiador do desenvolvimento de soluções dentro de áreas de interesse da região, sendo as principais: biodiversidade amazônica, agro e doenças tropicais.

Vem colocar sua solução sob o holofote do bioempreendedorismo, inscreva-se aqui.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br