fbpx

Como formar uma equipe de trabalho ideal em biotech?

22

fev 2022

Por:Biominas Brasil
Academy | Empreendedorismo | Inovação

A mesma pergunta me ocorreu tantas vezes nestes últimos dias, que tentarei responder a todas elas através desta nota.

A questão é mais ou menos assim: Qual seria a estrutura ideal da equipe de liderança de uma empresa de biotecnologia que está nascendo? 

A resposta é: depende… da indústria, da tecnologia ou do mercado-alvo. No entanto, há um certo nível de abstração em que uma recomendação geral pode funcionar. 

A estrutura ideal seria a seguinte:

 

  • CEO ou Gerente Geral: tem a função de conduzir a empresa para o futuro. Ele está constantemente observando a estratégia e é ele quem integra e comunica todo o valor do que é feito dentro da empresa.

  • CFO, Chief Financial Officer: tem a função de zelar e planejar as finanças da empresa.

  • CSO, Chief Scientific Officer ou CMO, Chief Medical Officer: têm a função de supervisionar o pilar da ciência ou medicina que sustenta a empresa.

  • COO, Chief Operating Officer: é quem garante que as coisas sejam feitas, dentro do prazo e do orçamento. É o coração da empresa.

  • CBO, Chief Business Officer: quem lidera os esforços comerciais da empresa.

 

Em resumo: um pilar de liderança e visão estratégica, outro de finanças, um de operações, e um de ciências e medicina, e um de negócios.

Vale ressaltar que, na prática, não é preciso ter essas funções totalmente lapidadas para se lançar em um empreendimento, porque muitas vezes, quando você está começando, é o Gerente Geral que faz as finanças, os negócios e é o líder operacional.

No entanto, não importa o quanto você otimize sua equipe e tenha todos os cargos muito bem descritos e preenchidos por pessoas competentes e talentosas, o valor essencial de uma empresa de biotecnologia funciona quando pelo menos três elementos são colocados juntos:

  1. Que está sendo explorada uma oportunidade que não é óbvia para todos;

  2. Que está sendo resolvido com ciência de qualidade;

  3. Que os resultados dessa pesquisa são pelo menos uma ordem de magnitude mais eficazes, ou melhores do que o que já é conhecido.

É aqui que tudo acontece. A ciência é o núcleo do valor de uma empresa de biotecnologia vestida com uma equipe de pessoas motivadas. A isso acrescente capital e poderemos começar a empreender sem problemas.

 

Quer construir e lapidar os conhecimentos da sua equipe? Não deixe de conferir o conteúdo exclusivo da Biominas Academy: Masterclass em Bionegócios by Cristian Hernandez.
Ao longo de 14 palestras você aprenderá os passos essenciais para levantar capital, licenciar sua tecnologia, liderar equipes, melhorar sua produtividade e entender como os investidores em biotecnologia operam.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br