fbpx

Entrevista com Diana Sales, fundadora e diretora da DSBio.

30

ago 2022

Por:Biominas Brasil
Não categorizado

Confira a entrevista que realizamos com Diana Sales, fundadora e Diretora da DSBio, empresa criada em 2017 e que tem como missão “transformar recursos da Biodiversidade Brasileira em produtos inovadores para prevenção e controle da resistência microbiana e preservação da vida sustentável”.

Trazemos aqui um bate-papo que tivemos com a Diana Sales, fundadora e diretora da DSBio, empresa criada em 2017. A Diana foi uma das vencedoras do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Biominas Brasil, e trouxe para a nossa conversa a sua visão dos desafios do empreendedorismo feminino e dos aprendizados que ela já teve na sua trajetória, sendo uma pesquisadora que quis transformar seu conhecimento em produto.

Atualmente, Diana foca no P&D e Inovação de produtos biotecnológicos fitoterápicos, com grande potencial no controle de microorganismos resistentes. Quem sabe ela não pode ser um contato interessante para a sua empresa?

Você tem uma grande história na trilha do Empreendedorismo. Existe algum grande aprendizado que você teve durante sua jornada enquanto empreendedora, e que ache interessante compartilhar com outros empreendedores?

Diana destaca que o processo de empreender possui vários aprendizados, conforme você vai caminhando e a cada passo e aumento da sua maturidade, a percepção dos desafios muda.

Inicialmente, o desafio como empreendedora era na sua empresa de manipulação, com o objetivo de aplicar o conhecimento que possuía. Depois, já como pós-doutora em Biodiversidade e fundadora da DSBio, com foco no empreendedorismo tecnológico, a empreendedora destaca o desafio de se estar num ambiente acadêmico em que não se fala de produto, e no caso dela, em entender a biodiversidade como diferencial tecnológico e comercial e ter capacidade de explorá-lo, além da dificuldade de colaboração dentro da universidade. O aprendizado nestes casos foi conseguir saber procurar e encontrar pessoas e instituições com a mesma visão dela, mas que essa conexão é um processo que vai acontecendo naturalmente porque, de acordo com a empreendedora “uma pessoa te apresenta à outra e você vai conhecendo e trocando ideias com pessoas de vivências e experiências diferentes”. Um outro aprendizado que “nunca acaba” é como aproveitar melhor as oportunidades do ecossistema.

 

Sabemos que cada vez mais as mulheres estão conquistando um espaço maior no Empreendedorismo e na Pesquisa. Como você vê esse espaço para mulheres pesquisadoras e empreendedoras de soluções inovadoras como a DSBio?

“Tanto o espaço acadêmico quanto o empreendedor ainda é muito masculino”, de acordo com Diana. Mas a grande virada de chave para que as mulheres passem a ocupar esse espaço é “você assumir seu papel de mulher na sua integralidade. É necessário ver-se como única e não como dissociada (pesquisadora E mulher E empreendedora E mãe, e não OU). Você é o somatório dessas facetas e leva este conjunto para qualquer lugar. Além disso, é necessário que as mulheres empreendedoras e/ou pesquisadoras também passem a ocupar mais os espaços do ecossistema”.

 

 Você já participou de várias iniciativas da Biominas, tanto como participante quanto mentora. O quanto você acha que o Biominas HUB contribuiu para o seu sucesso e da DSBio?

“A Biominas é um ambiente em que eu me sinto em casa, você vê que todo mundo tem a intenção de te ajudar”, diz Diana. A empreendedora destaca que a Biominas é uma instituição com uma longa história, de renome, e que ao longo do tempo desenvolveu uma metodologia muito boa, voltada à área de Ciências da Vida.

A empreendedora também destacou que a plataforma Biominas Academy também a auxiliou muito e a forma como o conteúdo é passado torna o fluxo de aprendizado muito natural: “A Biominas tem uma linguagem que consegue navegar entre o acadêmico e o empreendedor. A inovação está no DNA da Biominas, então todas as pessoas navegam sobre as temáticas de forma muito natural, elas têm muito conhecimento sobre ferramentas de inovação e metodologia de desenvolvimento de negócios”.

Diana também destaca a força da Biominas na sua infraestrutura (os eventos e o uso do laboratório compartilhado ajudam nas interações e conexões) e a boa rede de mentores, que ajuda no desenvolvimento dos negócios. Diana finaliza nossa conversa trazendo uma percepção forte – e que enche a equipe do Hub de orgulho – é que a Biominas é uma instituição muito fiel ao que ela prega: “A Biominas cumpre o que se propõe, ou seja, o que ela promete, ela entrega”.

 

Sobre a Diana:

Maria Diana C. Sales
Diretora e Fundadora da DSBio® – Serviços e Bioprodutos Inovadores da Biodiversidade Brasileira.

Diana Sales é uma apaixonada por pessoas e plantas medicinais… é formada em Farmácia e Bioquímica (UFMG), com mestrado e doutorado em Biotecnologia e Pós doutorado  (UFES) com foco na Bioprospecçao de insumos bioativos da Biodiversidade brasileira Plantas Medicinais, Aromáticas e Nutracêuticas com potencial tecnológico antioxidante e antimicrobiano para o desenvolvimento sustentável  de produtos fitoterápicos e naturais estratégicos com aplicabilidade nas indústrias: alimentícia, cosmética e farmacêutica. Atualmente, Diretora executiva (CEO) e Fundadora da DSBio®️(2017), atua como empreendedora e agente de inovação na Pesquisa e Desenvolvimento sustentável de bioprodutos estratégicos para a prevenção e controle de um dos maiores desafios para a saúde pública mundial, que é a Resistência de Microrganismos. Em 2018, a DSBio®️ foi uma das vencedoras do Programa Sinapse da Inovação – promovido pela FAPES  e em 2021 do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em parceria com a Biominas Brasil.

 

  1. Rodrigo Cerqueira Sales disse:

    Excelente entrevista! Diana fala com muita propriedade sobre os desafios tecnológicos da biotecnologia e empreendedorismo com bastante fundamento técnico e conhecimento. Uma mulher “fora da curva” e “à frente do seu tempo”, de muito sucesso em todas as facetas (pesquisadora E mulher E empreendedora E mãe).
    Parabéns à DSBio e Biominas pela parceria de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br