Inovação – trajetórias e oportunidades no mercado de trabalho

28

jul 2020

Por:biominas
Inovação

Em 2020 a Biominas completa 30 anos trabalhando na área de inovação. Ao longo dessa trajetória foram realizados vários projetos com o objetivo de fomentar a inovação a nível nacional e internacional. Trabalhamos com grandes empresas, universidades, eventos internacionais e também acompanhamos a trajetória e o crescimento de vários pesquisadores e empreendedores.

Umas das conquistas mais notáveis de toda essa trajetória certamente foram as conexões que a Biominas criou no ecossistema de inovação brasileiro, e também aquelas que pôde fomentar entre os atores desse ecossistema. Novas alternativas têm sido desenvolvidas para seguir fomentando a rede, as atividades on-line agora ganham espaço para manter o ecossistema de inovação em ciências da vida ativo e conectado.

 

O que o trabalho da Biominas tem a ver com sua carreira? A Biominas, assim como outras instituições que trabalham fomentando a inovação, têm várias iniciativas que contribuem para ampliar seu conhecimento e favorecer a interação com importantes players do setor como, por exemplo, o HUB virtual, eventos on-line, materiais com conteúdo atualizado e o Biominas Academy.

 

Criatividade e resiliência

Assim como em todas as áreas do conhecimento, na inovação não é diferente, é preciso dedicação e paciência. Durante as próximas semanas você poderá acompanhar uma série de entrevistas realizadas com profissionais que atuam na área de inovação em suas respectivas empresas, no setor de ciências da vida.

Essas entrevistas ganharam a #InovaçãoqueInspira, e contaram com a participação de profissionais de diferentes formações, e cuja carreira atualmente está diretamente relacionada à inovação. Como muitos desses profissionais mencionaram, a inovação não é um curso, ou uma profissão, ela é um mindset. Você pode ser inovador em qualquer empresa, ocupando qualquer função.

Muitas vezes somos influenciados a pensar que inovação, necessariamente, tem a ver com investimento em P&D, novas patentes, novos produtos no mercado. Claro que esses são aspectos importantes que, de alguma forma, ajudam a mensurar a inovação, mas a inovação vai além disso, e sabemos que cada empresa tem uma cultura e também desafios que são únicos.

Assim como cada empresa possui desafios singulares, certamente há muito espaço para novas soluções. Há pessoas que ainda não estão sendo atendidas em suas necessidades, processos que podem ser mais sustentáveis, questionamentos sendo realizados nesse exato momento que determinarão novas soluções em um futuro próximo. E você pode ser uma das pessoas que ajudarão a encontrar essas respostas.

Escutar a experiência de profissionais que estão no mercado, vivendo e, muitas vezes, gerenciado equipes de inovação, certamente oferecerá insights importantes para aqueles que querem se dedicar, ou já se dedicam à inovação. As entrevistas trazem um pouco sobre a história desses profissionais, mostrando quais habilidades eles desenvolveram, a importância da criatividade, da coragem e da sabedoria de olhar para os erros ‘com bons olhos’. 

Não há uma fórmula mágica para que você seja um excelente profissional de inovação, mas certamente, algumas estratégias que podem ajudar. Como, por exemplo, interagir com o ecossistema de inovação através dos player como hubs de inovação, eventos de networking (ainda que de forma virtual), fazer cursos relacionados com o tema de inovação e empreendedorismo, criatividade, pensamento crítico, dentre outros. E também escutar quem já trilhou esse caminho pode ajudá-lo a fazer melhores escolher e estabelecer metas profissionais e pessoais que o ajude a alcançar seus objetivos de forma consistente e exitosa.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newletter e receba nossas novidades!

Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

+55 (31) 3303-0000

biominas@biominas.org.br