maio 2020
Por:Biominas Brasil
Empreendedorismo | Opinião
Pois é, a vida pós Covid-19 não será a mesma. Mas será que isso é necessariamente algo negativo? Durante a pandemia, a maioria das pessoas que pode trabalhar remotamente está adotando essa forma de trabalho. Com isso, a vida profissional e a pessoal começam a se misturar um pouco. Afinal, você está em casa trabalhando, mas tem uma família convivendo com você, as tarefas domésticas a realizar, o projeto pessoal de se manter firme nos exercícios físicos…
A flexibilização do modelo de trabalho costumava ser algo negativo: aqueles que abriam mão de trabalhar integralmente para trabalhar meio-período por motivos pessoais dificilmente se recuperavam profissionalmente. Eram vistos como menos produtivos do que os demais, de forma a se tornarem menos prováveis a ganhar uma promoção, por exemplo. Agora, enquanto por um lado temos a questão pessoal em jogo, por outro entram técnicas de aumento de produtividade para compensar a distração de se estar em casa.
No contexto de coronavírus, o modelo de trabalho intensivo com o qual estamos acostumados faz menos sentido. Começamos a questionar o modelo de trabalho de 8h ou mais por dia para dar mais valor ao tempo com a família. Agora é o tempo das empresas pararem e reconsiderar quais diretrizes de trabalho existem puramente por convenção, e quais fazem real sentido. No momento em que vivemos, empregadores estão percebendo que seus funcionários não conseguem performar bem sem acomodar seus projetos pessoais e suas responsabilidades familiares em suas vidas.
E quando digo perfeição, não me refiro somente ao nosso modo de trabalho, presencial versus online. Digo sobre o mindset que devemos adotar: o bom e velho “feito é melhor do que perfeito”. É claro que não devemos ignorar normas e regulações da nossa área, mas ao adotarmos uma postura mais ágil e um pouco menos acadêmica nas tarefas do dia-a-dia, conseguiremos resultados significativos em tempo hábil para ajudar a sociedade com nossas soluções biotecnológicas. As metodologias ágeis vêm para ajudar a ter o equilíbrio entre rapidez e precisão nas pesquisas e projetos, como por exemplo utilizar os fast tracks que a ANVISA está disponibilizando para novos produtos, terapias e dispositivos em tempos de crise.
Para aproveitar melhor o tempo que temos para trabalhar em casa, podemos usar algumas técnicas de alta performance. Desta forma, nos sobra tempo para realizar os projetos pessoais sem culpa. Veja 4 maneiras de ser um profissional de alta performance:
Para saber mais sobre este método, acesse: https://escolaconquer.com.br/metodo-gtd/
Esperamos que este texto tenha ajudado você, que está em casa trabalhando na quarentena, a repensar as relações e modelos de trabalho que tínhamos como padrão. Também queremos que você se torne mais produtivo ao conhecer técnicas que permitem um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
* Este é um texto de opinião baseado em uma curadoria de conteúdo de artigos publicados na Harvard Business Review: “Perfectionism will slow you down in a crisis” e “What will work life balance look like after the pandemic”.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário